Variedades

Conheça os benefícios da sucessão familiar

Gerar renda, economizar impostos, blindar patrimônio e planejar a sucessão familiar é seu direito

3 minutos de leitura
Conheça os benefícios da sucessão familiar
(Foto: Isaac Nata de Souza e Julia Peres dos Santos)

O patrimônio construído em vida tende a se transformar em uma enorme dor de cabeça quando chegam os conflitos e disputas familiares após a morte do patriarca ou matriarca responsável pela gestão dos bens.

Nunca é demais pensar na segurança da sua família. Por isso, planejar uma sucessão familiar de forma profissional é de extrema importância para o futuro dos seus ativos. Em um momento tão delicado como o luto, seus filhos não precisam pensar nas questões burocráticas relacionadas ao patrimônio que será herdado.

Há várias formas de planejar a sucessão familiar: os meios fáceis e os meios certos.

O primeiro passo para planejar uma Sucessão Familiar

Para planejar uma sucessão familiar de forma adequada, pesquise sobre o assunto até desenvolver intimidade com todos os processos. Desta forma, evita-se criar uma estrutura que não corresponda ao que sua família realmente precisa.

Uma sucessão familiar profissional deve considerar a blindagem do seu patrimônio, economia tributária dos impostos sobre herança, segurança das suas informações pessoais e uma transmissão de bens simples e direta aos herdeiros.

Imunidade de Inventário

A imunidade de inventário evita todo o processo com os advogados e criação de documentos. Assim, a sucessão familiar dispensa os longos e arrastados processos que normalmente ocorrem na realização de inventário para receber a herança. Isso garante também que você não perca 20% dos bens em tributo ou honorários.

Imunidade de ITBI

O Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) é pago no processo de compra e venda de imóveis. Quando existe uma sucessão familiar constituída corretamente, você não paga ITBI. Assim, a economia chega a 6% do valor do ativo.

Além disso, a sucessão familiar, quando bem constituída, também dispensa custos com escritura. Desta forma, gera-se uma economia significativa nos encargos e documentação durante a integralização dos imóveis. Ou seja, com todos os benefícios somados, é possível transmitir 100% do patrimônio aos filhos, sem despesas.

Transmissão automática de bens

O objetivo principal da sucessão familiar é reduzir a burocracia durante a transferência de bens e diminuir as taxas que incidem sobre a herança. Com o auxílio de uma gestão profissional, a transmissão dos ativos é automática.

Dessa forma, o herdeiro tem acesso ao patrimônio em até 30 dias, com um prazo curto e direto, já que todo o processo para a transferência dos bens é feita diretamente na junta comercial.

Vazamentos dos dados pessoais e patrimoniais

Uma sucessão familiar adequada pode ser realizada, por exemplo, a partir da estruturação de uma Holding Familiar. Todos os benefícios citados são obtidos quando a estrutura é constituída no tipo jurídico correto. Neste caso, a partir de uma Sociedade Anônima (S/A).

Em uma S/A, como o sócio é anônimo, ninguém sabe quais são os seus bens ou quantos ativos você possui. Além disso, você e sua família ficam protegidos de vazamento de dados, impedindo assaltos, sequestros ou bloqueio de bens por processos sem julgamento.

Saiba mais sobre a sucessão familiar

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes