Consumo

Companhias aéreas: reclamações dos consumidores aumentaram nos últimos meses

Dados recentes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) indicam que principais reclamações são sobre alterações de voos e pedidos de reembolsos

1 minuto de leitura
Companhias aéreas: reclamações dos consumidores aumentaram nos últimos meses
(Foto: Suellen Pessetto/ O Livre)

No quarto trimestre de 2023, as empresas aéreas que operam no Brasil registraram um aumento de 9,8% no número de reclamações, totalizando 82,5 queixas a cada 100 mil passageiros.

De acordo com o Boletim de Monitoramento do Consumidor.gov.br – Transporte Aéreo, divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), as principais reclamações se concentram em alterações de voos (26,3%), seguidas por alterações pelo passageiro (15%) e reembolsos (14,9%).

A Gol liderou o ranking nacional, com 88,7 reclamações a cada 100 mil passageiros, seguida pela Latam (77,2) e Azul (75,3). Entre as empresas estrangeiras, a TAP registrou o maior número de queixas (175,1), seguida pela Copa Airlines (80,9) e Air France (76,2).

Apesar do aumento nas reclamações, as empresas conseguiram resolver 86,1% dos casos, com destaque para a Azul, que obteve o melhor índice de solução (91,3%).

Orientações da Anac para os passageiros

A Agência Nacional de Aviação Civil recomenda que os passageiros, ao enfrentarem problemas durante o serviço de transporte aéreo, entrem em contato primeiramente com os canais de atendimento ao consumidor das companhias aéreas. Caso a questão não seja resolvida, é possível registrar uma reclamação no portal Consumidor.gov.br, onde as empresas têm até 10 dias para responder.

É importante ressaltar que os canais de atendimento da Anac, por telefone ou WhatsApp, são exclusivamente para fornecer informações e não recebem reclamações dessa natureza.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes