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Como elaborar uma proposta comercial vencedora

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Como elaborar uma proposta comercial vencedora

Uma das principais dúvidas de quem vende é saber como elaborar uma proposta comercial vencedora. Fazer uma boa proposta comercial abrange vários fatores. Como apresentação, elementos gráficos, prazos e etc.

 

Vale ressaltar que passa pela proposta a chance de cativar um cliente, a fim de que ele compre a ideia. Por isso, o documento deve ser abastecido de informações relevantes sobre o produto/serviço. Divulgando prazos de entrega, valores, formas de pagamento e modelo de serviço.

 

Se o cliente se sentir confuso diante de uma proposta comercial, duas hipóteses podem ocorrer:

 

  • Ter que entrar em contato para tirar várias dúvidas, tendo mais dificuldade para realizar a compra;

 

  • Acabar desanimando por não entender muito bem o que a marca está oferecendo ou como funcionará o processo.

 

Por este motivo, as vendas dependem da qualidade do documento. Para não errar nessa estratégia, veja como elaborar uma proposta comercial vencedora.

 

O que é proposta comercial?

A proposta comercial é o documento produzido pelo vendedor/prestador de serviço que destaca o negócio oferecido e sua logística. O projeto de venda é entregue a um potencial cliente: uma pessoa interessada em determinado serviço ou mercadoria.

 

Geralmente, o documento surge nas últimas etapas da compra, para que o possível comprador analise o negócio. A partir disso, chega a um acordo com o vendedor.

 

Esse conjunto de informações da proposta elucida as suas condições. Tornando mais fácil a compreensão do consumidor sobre as garantias e exigências da compra.

 

Um bom indicador de vendas é saber qual a taxa de conversão das propostas enviadas. Muitas vezes não é necessário nem aumentar os leads de entrada em sua empresa, basta ter uma proposta comercial bem feita que você já terá naturalmente um acréscimo em suas vendas.

O que não pode faltar na proposta comercial?

Ainda que toda proposta comercial tenha semelhanças estruturais, entender a realidade do cliente é fundamental. Visto que há um grande perigo em passar a imagem de padronização, indicando que ele é apenas mais um comprador.

 

Isso ocorre em documentos com linguagem mecânica e de escritas muito longas, sem abarcar as reais necessidades do consumidor.

 

Observe abaixo o que não pode faltar na proposta comercial. Inclua a “imagem” do seu cliente e o que ele precisa na hora de elaborá-la.

 

  • Título da Proposta Comercial na Capa;
  • Índice;
  • Introdução;
  • Objetivo do serviço;
  • Solicitação do cliente (opcional);
  • Valores, prazos e logísticas;
  • Referências de contato.

 

E você, quer saber como fazer uma proposta comercial? Aprenda o passo a passo!

 

1.  Título da Proposta Comercial na Capa

Como elaborar uma proposta comercial vencedora implica na apresentação deste documento. De que maneira será entregue? Pode ser modelo impresso ou via e-mail.

 

Tanto em documentos impressos como digitais, aconselha-se usar uma capa bonita, transmitindo confiança e profissionalismo. Não se esqueça de colocar a logomarca da empresa e letras utilizadas em outras propostas. Mantenha o uso de elementos uniformes.

 

2.  Índice

O Índice é essencial em propostas comerciais, principalmente as mais extensas. Serve para guiar o comprador ao longo do documento.

 

Para prepará-lo, faça uma enumeração das páginas, informando a localização de cada tópico e detalhando os conteúdos do documento.

 

3.  Introdução

Quanto mais clara e objetiva a introdução da proposta for, melhor!

 

A introdução deve conter informações básicas para a execução do serviço. Apresentando de forma transparente o que é pretendido e os benefícios mais importantes para aquele comprador.

 

4.  Objetivo do serviço

Mesmo quando o vendedor constrói uma proposta comercial simples, nunca deixa de manifestar o objetivo do serviço.

 

Nesta fase da proposta, o empreendedor detalha os produtos/serviços oferecidos. Explicando de modo simplificado quais são as particularidades da oferta e principais benefícios do cliente. Ser persuasivo e direto faz toda diferença!

 

5.  Solicitação do cliente

Cabe ao vendedor analisar se insere ou não a solicitação do cliente. Destacando o que foi pedido pelo consumidor nas fases iniciais da negociação. Um tópico opcional, ok?

 

6.  Valores, prazos e logísticas

Um cliente não fica satisfeito apenas com o material que comprou, mas no serviço executado de forma geral. Ou seja, tempo de entrega, embalagem bem feita, cumprimento de prazos e etc.

 

Por este motivo, uma proposta comercial por e-mail ou impressa deve enfatizar dados sobre valores, prazos e logísticas.

 

No documento, explique os prazos de cada etapa do serviço ou envio de mercadoria. Se preciso, produza um verdadeiro cronograma para esclarecer melhor. Em seguida, aponte as formas de pagamento e os valores da negociação. Esteja disposto a conversar, tendo sempre em mente uma contraproposta.

 

7.  Referências de contato

Escreva um pouco sobre sua empresa e como ela funciona. Disponha de referências de contato para o cliente conseguir atendimento quando necessário.

 

Dê garantias da entrega do serviço, evidenciando experiências anteriores, comparação com concorrentes e seus diferenciais.

 

 

Não é tão difícil aprender como elaborar uma proposta comercial vencedora. Mas, sempre que se sentir inseguro, pesquise, amplie seus conhecimentos! Seja um bom vendedor que qualifique suas estratégias na busca pelo sucesso.

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