Consumo

Comércio em alta? Shoppings voltam a ter aumento de visitantes e faturamento

Entenda a nova estratégia dos shoppings que vem impulsionando o comércio com um aumento de visitantes, tanto no Brasil quanto nos EUA

1 minuto de leitura
Comércio em alta? Shoppings voltam a ter aumento de visitantes e faturamento
(Foto: Magda Ehlers / Pexels)

Depois do setor do turismo, parece que é a vez dos shoppings se recuperarem do baque causado pela pandemia. Se você tem notado menos lojas desocupadas nestes centros de comércio, saiba que esse é um fenômeno internacional.

De acordo com reportagem do The New York Times, pela primeira vez em 20 anos, a procura por lojas disponíveis em shoppings nos EUA é maior do que a oferta desses espaços.

Parte da explicação está no fato de que muitos shoppings por lá, simplesmente, fecharam. Mas houve também uma mudança de abordagem, com alguns deixando de ser um local apenas para compras e passando a oferecer mais entretenimento.

O foco maior na experiência do cliente – e não tanto no simples comércio – fez o número de pessoas transitando pelos shoppings aumentar cerca de 12%, entre 2019 e 2023 nos EUA. E, talvez, seja esse o fato que explica o maior interesse dos lojistas americanos.

E os shoppings do Brasil?

Por aqui, também houve aumento no número de visitantes nesses espaços, cerca de 4,3% em 2023, comparado a 2022.

E o faturamento do setor bateu um recorde: quase R$ 195 bilhões no ano passado. Mas, se você está achando muito, saiba que o número ainda está abaixo do que era esperado (cerca de R$ 220 bi).

Por outro lado, ao contrário dos EUA, nós ainda estamos construindo shoppings. Cinco foram inaugurados no ano passado no Brasil.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes