Principal

Com entrega de duas novas alas, aeroporto está 80% concluído

2 minutos de leitura
Com entrega de duas novas alas, aeroporto está 80% concluído

Mais duas alas do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, foram entregues nesta terça-feira, 9. São as alas A e B, que compreendem o desembarque, o setor internacional, o forro e todos os pontos de climatização de embarque e desembarque. Segundo a assessoria, falta concluir a ponte de embarque 4 e detalhes dos setores da Receita Federal e do balcão da Polícia Federal.

Segundo o governador Pedro Taques (PSDB), o aeroporto está 80% pronto e deve ser totalmente concluído até agosto – quando se encerra o prazo previsto no Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) firmado entre o governo e o consórcio Marechal Rondon, liderado pela construtora Engeglobal.

A expectativa de Taques é que o Marechal Rondon, hoje o 14º num ranking que avalia os 15 maiores aeroportos do país, suba de posição com a reforma. “Tenho certeza que este aeroporto, no próximo levantamento da Secretaria de Aviação Civil, estará em melhores condições”, disse. “Não mais nos envergonhará como um dos piores do brasil. Esta obra já está quase digoreste e só falta a parte final”, afirmou.

A reforma e ampliação do Marechal Rondon teve início em março de 2012, a um custo total de quase R$ 84 milhões, e fazia parte da matriz de responsabilidade da Copa do Mundo de 2014. Isso significa que ela foi considerada uma obra essencial para a realização do evento e recebeu benefícios como linha de financiamento exclusivas para a Copa e licitação via Regime Diferenciado de Contratação (RDC). O aeroporto operou durante a Copa, inclusive com voos internacionais, mas até hoje não foi concluído.

Depois do mundial, os voos para fora do país cessaram. A expectativa agora é a autorização de um voo entre Cuiabá e Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. A Azul Linhas Aéreas aguarda a autorização para operar a linha internacional, mas não há previsão para isso ocorrer. Para que o aeroporto volte a operar voos internacionais, é preciso, além da estrutura física, da presença da alfândega. A regularização da Receita Federal no espaço também está prevista no conjunto de adequações a serem feitas no terminal.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes