Principal

Com dois candidatos barrados, Conquista D’Oeste tem nova eleição para prefeito

2 minutos de leitura
Com dois candidatos barrados, Conquista D’Oeste tem nova eleição para prefeito

Os 2.826 cidadãos de Conquista D’Oeste (520 km de Cuiabá) vão às urnas novamente no dia 12 de março, para escolher um novo prefeito e o vice, em eleição suplementar. Com isso, apesar de a Coligação “Juntos por Conquista” (PMDB-PRB-PT/PMDB e SD), formada pelo candidato a prefeito José Carlos (PMDB) e tendo Valdecir José Ferreira como vice, ter tido a maioria dos votos nas eleições de 2 de outubro de 2016 (foram 827), eles não ganharam a prefeitura.

Isso porque duas das três chapas que disputavam a prefeitura foram barradas pela Justiça Eleitoral. Esses candidatos concorreram sub judice, ou seja, disputaram com pendência judicial, pois tiveram o registro de candidatura negado e recorreram da decisão. Um deles teve a preferência de 818 eleitores e o outro de 554, resultando na maioria dos votos válidos. Desse modo, como mais de 50% dos votos foram invalidados, a eleição foi anulada.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com 818 votos, a segunda chapa mais votada foi a da Coligação “Trabalho e Competência é o que Faz a Diferença” (PSDB/PP/PDT/PSC/PR/DEM/PSB/PSDB e PSD). O juiz da 61º Zona Eleitoral indeferiu o registro da candidatura de Walmir Guse (PSDB), por inelegibilidade e deferiu o registro da vice Maria Lúcia de Oliveira Porto.  Walmir chegou a recorrer da decisão no TRE, porém, protocolizou desistência do recurso, antes mesmo do julgamento.

Também foi indeferida pelo juiz a chapa da Coligação “Rumo ao Novo” (PPS e PV), que ficou em terceiro, com 554 votos. Neste caso, o magistrado deferiu a candidatura do candidato a prefeito Fabio Herbert de Souza (PPS) e indeferiu de Aldeir Farias Simões (vice-prefeito), por este ter se desincompatibilizado do cargo público que exercia após o prazo legal. Aldeir recorreu ao TRE, onde o pleno negou o recurso. Aldeir chegou a interpor embargos de declaração, porém, também pediu desistência. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes