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Cinco estratégias de marketing de baixo custo para a sua empresa crescer

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Cinco estratégias de marketing de baixo custo para a sua empresa crescer
(Foto: Divulgação)

No momento em que estamos no processo de abertura ou crescimento de uma marca, nem sempre conseguimos investir o quanto gostaríamos para ter os retornos desejados. É por isso que você, proprietário, gerente ou profissional de marketing, precisa ter conhecimento de estratégias de marketing de baixo custo para complementar as ações desenhadas para atingir os objetivos.

As estratégias de marketing são o planejamento e implementação de ações que uma empresa ou organização realiza para atingir seus objetivos de marketing. Elas são fundamentais para o sucesso de uma empresa, pois ajudam a posicionar a marca, atrair novos clientes, aumentar a fidelidade, gerar vendas, aumentar o reconhecimento da marca e, por consequência, aumentar a receita da empresa.

Conheça 07 estratégias de marketing de baixo custo para a sua empresa crescer:

 

1- Marketing de conteúdo

Criar e compartilhar conteúdo relevante e útil para os seus clientes pode ser uma maneira eficaz de atrair e engajar seu público-alvo sem investir muito dinheiro. Isso inclui: artigos de blog, vídeos, infográficos, podcasts, e-books e outros tipos de conteúdo.

Além do compartilhamento em redes proprietárias, você ainda pode contribuir criando conteúdos para sites de notícias, jornais, blogs famosos, sites conhecidos e fazer parcerias com veículos de comunicação diversos, como: programas de rádio, programas de TVs, podcasts, que fariam sentido de acordo com as dores que você ajuda a solucionar.

Concentre-se em temas que levam o seu público a buscar o seu produto ou serviço como solução e ajude-o com dicas de como ele pode resolver. No momento que ele tomar a decisão de buscar um profissional ou produto para solucionar, ele terá uma referência de quem o ajudou.

2 – Marketing nas redes sociais

As redes sociais podem ser uma maneira eficaz de promover a sua marca e alcançar novos clientes. Não deixe de criar perfis em plataformas, como: Facebook, Instagram, Tik Tok, Twitter e LinkedIn para compartilhar conteúdo regularmente. Use hashtags relevantes para aumentar a visibilidade.

Caso não tenha “braços” o suficiente para manter todas essas redes atualizadas, selecione as que mais estiverem alinhadas com o perfil da sua marca e busque manter a frequência. Lembra daquela famosa frase do mundo corporativo: “quem não é visto não é lembrado”, podemos levar em consideração também para as redes sociais.

Além da frequência, busque analisar os resultados que cada publicação irá trazer para entender quais dias, horários e temas são mais relevantes para o seu público. Assim, poderá ter um conteúdo mais assertivo. Não deixe de fazer essa análise de dados de cada rede social.

3- E-mail marketing

O e-mail marketing pode ser uma maneira eficaz de manter contato com seus clientes e promover sua marca. Crie uma lista de e-mails e envie newsletters ou mensagens regulares com informações relevantes sobre sua empresa e produtos ou serviços.

Para você ter essa relação de e-mail dos seus clientes, você deverá captar de maneira orgânica, ou seja, jamais compre lista de e-mails, seus clientes devem concordar em passa-los e receber suas comunicações para que haja uma relação de confiança e conexão, sem contar com a Lei LGPD de proteção de dados.

É necessário ter a mesma atenção com a análise de dados aqui, entenda o percentual de clientes que estão abrindo os seus e-mails, clicando neles para saber se a comunicação está sendo eficaz ou se precisa ser revista.

4- Marketing de influência

Trabalhar com influenciadores pode ser uma maneira eficaz de ampliar sua mensagem e alcançar novos clientes. Procure por influenciadores que tenham seguidores alinhados com o seu público-alvo e crie parcerias para promover sua marca. Evite aqueles que costumam se envolver em polêmicas e sempre peça um relatório ao final de cada divulgação para conhecer os resultados dessas parcerias.

Hoje em dia é muito fácil comprar seguidores, por isso, não se deixe levar apenas por esse número, peça as análises reais aos influenciadores para entender o engajamento também, quantas pessoas comentam, compartilham, salvam e etc.

E não deixe de conhecer muito bem quais são os valores dos influenciadores e se estão de acordo com a sua marca, uma parceria com alguém que não tenha o mesmo valor que você, pode gerar uma crise.

5- Marketing boca a boca

O boca a boca pode ser uma das formas mais eficazes de promover sua marca e não custa nada. Crie uma experiência excepcional para seus clientes e incentive-os a compartilharem com amigos e familiares. Considere programas de indicação para incentivar ainda mais.

Você ainda pode oferecer benefícios para clientes que fizerem depoimentos sobre seus produtos ou serviços, o compartilhamento nas redes sociais podem ter alcances inimagináveis e colaborar para a chegada de novos clientes.

*** Raissa Anbo é especialista em marketing pela USP/Esalq e em Gestão de Negócios pela Unic. Atua há mais de 10 anos com marketing e eventos, é criadora de conteúdo que ajuda empresas e profissionais de marketing a atuarem de forma estratégica. Realiza consultorias em marketing para empresas.

  • Site: http://www.raissaanbo.com.br/
  • Contato: contato@raissaanbo.com.br

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