O ano de 2021 fechou com resultados positivos para o e-commerce no Centro-Oeste. O faturamento do setor teve alta de 67,73%. Considerando o mesmo período do ano anterior, as vendas pela internet também cresceram 52,58%.
Os dados são do índice MCC-ENET, levantamento desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).
No faturamento por região do Brasil, o Centro-Oeste ocupou a liderança. As demais regiões tiveram os seguintes resultados: Norte (61,13%); Sul (57,97%); Nordeste (56,91%); e Sudeste (41,65%).
“O forte crescimento das vendas online em 2021 revela um novo hábito do consumo, com migração de compras para a internet. No ano passado, não tivemos períodos críticos de confinamento e quarentena como em 2020 e, mesmo assim, os consumidores adotaram em maior proporção as compras remotas”, afirma Gastão Mattos, responsável pela Divisão de Varejo Online da camara-e.net.
Vendas online no Centro-Oeste
Na comparação das vendas online, entre dezembro (2021 e 2020), o crescimento também foi expressivo: 26,55%. Porém, quando a base comparativa é entre dezembro e novembro, dessa vez teve queda de (−33,24%).
Considerando o período de comparação do mês de dezembro (2021 e 2020), o Centro-Oeste ficou em segundo lugar, atrás somente do Norte (32,70%). Os demais resultados foram: Nordeste (23,69%); Sul (15,24%); e Sudeste (11,99%).
Faturamento do Centro-Oeste
No faturamento, considerando os meses de comparação dezembro (2021 e 2020), a expansão foi de 27,68%. Porém, teve queda de (−43,93%), em dezembro em relação a novembro.
Na comparação por região, (dezembro de 2021 ante o mesmo mês de 2020), ficou na liderança, seguido por: Norte (25%); Sul (21,87%); Nordeste (20,03%); e Sudeste (12,82%).
(Da Assessoria)