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Centro de Controle Operacional: conheça o cérebro do saneamento em Cuiabá

São 16 grandes telas, com monitoramento das unidades de tratamento e distribuição de água, coleta e processamento de esgoto

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Centro de Controle Operacional: conheça o cérebro do saneamento em Cuiabá

Por trás da eficiência na gestão dos sistemas de água e esgoto da capital mato-grossense, um elemento crucial: o Centro de Controle de Operações (CCO). Localizado na sede da Águas Cuiabá, empresa do Grupo Iguá, ele dispõe de informações atualizadas e é apto a “enxergar” as estruturas operacionais praticamente em tempo real. São 16 grandes telas, com monitoramento das unidades de tratamento e distribuição de água, coleta e processamento de esgoto, com funcionamento em período integral e controle automatizado das unidades da operação. A tecnologia, proveniente de uma multinacional francesa especializada, é atualizada periodicamente, permitindo o gerenciamento das atividades em meio à dinâmica de expansão vivenciada pelo saneamento do município nos últimos anos.

Fruto de massivos investimentos, que neste ano alcançaram a marca de R$ 1 bilhão, Cuiabá tem avançado no cenário nacional, condição reconhecida pelas mais relevantes premiações do setor. Parte do progresso está relacionado à destinação de recursos a novas tecnologias, medida que contempla o constante aprimoramento do CCO. De 2017 até agora, foram aplicados R$ 680 mil na automatização das unidades e atualizações dos softwares. Entre os benefícios estão o ganho de agilidade na identificação e resolução de intercorrências, redução de custos e aumento na segurança operacional das equipes.

“O CCO recebe e transmite informações que sustentam o funcionamento dos sistemas de esgotamento sanitário e de distribuição de água. Isso abrange a identificação de possíveis demandas imprevistas, ajustes e intervenções necessárias para assegurar a operação contínua e eficiente, desde a captação até a distribuição nas torneiras, além da gestão do serviço de esgoto”, explica Guilherme Silvestrini, gerente operacional da Águas Cuiabá.

A unidade também possui recursos que englobam histórico operacional, permitindo extrair relatórios por meio da captura de dados que chegam ao sistema; alarmes sonoros e visuais, que possibilitam identificar se algo está fora do padrão e gráficos que apresentam os níveis de funcionamento de uma unidade, seja um reservatório de água ou uma estação elevatória de esgoto.

Trajetória da água – Hoje, todos os bairros da capital possuem cobertura de água tratada e 100% fluoretada. O caminho até a torneira das famílias cuiabanas envolve um sistema complexo, que se inicia na captação nos rios Cuiabá e Coxipó. O volume vai para Estações de Tratamento de Água (ETAs) e passa por processos de purificação. Em seguida, através de tubulações, a água tratada é levada até os Reservatórios Apoiados (RAPs) e distribuída aos bairros.

“Cuiabá possui 7 ETAs, 66 Reservatórios de Água e 2.743 quilômetros de redes de abastecimento, o que torna o trabalho do CCO ainda mais importante. Por meio dele podemos controlar com maior precisão, por exemplo, o acionamento de bombas otimizando a pressão nas tubulações, contribuindo com a garantia de alto padrão no serviço”, complementa Silvestrin.

Com oito telas dedicadas ao monitoramento dos sistemas de água e quatro operadores de plantão 24 horas, o Centro de Controle Operacional integra todos os reservatórios e saídas das ETAs, viabilizando o monitoramento dos parâmetros à distância, otimizando os sistemas de bombeamento e o controle de perdas.

Esgoto – Com atual cobertura de 86%, a cidade alcançará 91% até 2024. Hoje, a estrutura de esgotamento sanitário do município é composta por 14 Estações de Tratamento (ETEs), 99 Estações Elevatórias (EEEs) e 1.390 quilômetros de redes coletoras. “O caminho dos efluentes é iniciado a partir da coleta feita pelas redes ligadas às residências, até ser bombeado e impulsionado para chegar à ETE, daí a importância das Estações Elevatórias, responsáveis por essa etapa. No centro de controle fazemos a gestão de todos os processos, acompanhando os níveis de carga das redes e o funcionamento das elevatórias, sendo possível intervir em qualquer parte do trajeto, caso necessário”.

Oito telas expõem as estruturas do sistema de esgoto, com abas específicas para cada unidade operacional. Assim como na gestão do abastecimento de água, há profissionais permanentemente dedicados a monitorar a realização dos serviços de esgotamento sanitário doméstico. Nas duas áreas, a equipe é preparada para identificar demandas, tomar decisões e providenciar atendimento adequado às situações que fazem parte do dia a dia das operações de saneamento básico.

“Podemos dizer que o Centro de Controle Operacional é uma unidade de inteligência. Nele, unimos profissionais de alta performance às melhores ferramentas de gestão, sempre com o objetivo de entregar excelência na prestação de serviço à comunidade cuiabana”, pontua Renato Carlini Camargo, diretor geral da Águas Cuiabá.

Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena, iniciada em 2012 e com validade de 38 anos, a concessionária assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2017. A empresa atende 605 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Pertencente ao Grupo Iguá, que está presente em 39 municípios brasileiros e alcança 7,1 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento – Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam pouco mais de 7 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia assumiu o compromisso empresarial brasileiro para a biodiversidade, do CEBDS em parceria com o wbcsd. Recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Por sua gestão sustentável da água, em 2022, foi uma das condecoradas no programa de Reconhecimento IWA Climate Smart Utility e, no mesmo ano, conquistou pontos que lhe renderam entrar no ranking da GRESB (Global Real Estate Sustainability Benchmark). Também marcou presença como 1º lugar na categoria saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura, segundo o TOP Open Corps 2022. Ainda neste ano, oito concessionárias do grupo foram reconhecidas com o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS). Foi eleita, em 2022, pelo sexto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). www.igua.com.br

(Com Assessoria)

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