Principal

Cena Livre abre processo seletivo para curso de teatro na UFMT

4 minutos de leitura
Cena Livre abre processo seletivo para curso de teatro na UFMT

Divulgação

cena livre

Cena Livre em ‘Pluft, o fantasminha!’

Após um ano de formação de novos atores, a Cia de Teatro Cena Livre abriu um novo processo seletivo para curso gratuito de artes cênicas, destinado a maiores de 16 anos. As inscrições serão realizadas online e seguidas de entrevista presencial. Para participar, é só baixar a ficha de inscrição pelo link, preenchê-la com todos os dados e enviar para cenalivremt@gmail.com até o dia 22 de fevereiro.

As aulas são realizadas todos os sábados, das 14h às 18h, ministradas por Leosan Sampaio, que divide orientação com Lucas Lemos, a partir de oficinas de criação livre, com leitura de contos literários, dinâmicas em grupo, aquecimento vocal e corporal.

“A gente incita a criação do próprio aluno, baseados em um plano de aula e autores referências, mas a cada encontro a gente tem a oportunidade de fazer coisa nova”, explica Lucas.

O grupo trabalha com o método Ânima, baseado em Stanislavski, o pai do teatro moderno, desenvolvido em Mato Grosso pelo artista Gilberto Nasser, de quem Leosan foi aluno no IFMT. As aulas também são pensadas através da metodologia de Augusto Boal, com o Teatro do Oprimido. 

“Boal pensou o teatro como Paulo Freire pensou a educação, com objetivo de acesso às camadas populares da sociedade, através de jogos cênicos, dinâmicas e diálogos”, explica Lucas. 

Divulgação/Marcella Gaiotto

cena livre

Fabíola Karen e Lucas Lemos na estreia de ‘Factóide’

Fabíola Karen, 20 anos, cursa Comunicação Social é aluna do curso e já havia feito curso de teatro. Segundo ela, o diferencial do Cena Livre foi trabalhar com diversidade de temáticas contemporâneas que ampliaram sua visão do teatro. “Dessa vez eu tive contato com temas mais adultos, voltados para nossa realidade. Não foi só trabalhar com textos famosos e que as pessoas já conhecem”.

A estudante ainda conta que a prática de improvisos e a criação de esquetes – cenas de curta duração sem o auxílio de texto – foram novidades que ampliaram seu potencial. “Me ajudou bastante a desenvolver a criatividade e me fizeram enxergar minha capacidade artística”, afirma.

Não é necessário pagar para se inscrever, nem ter experiência na área para participar. Se o candidato tiver, também pode encaminhar seu currículo artístico junto da ficha e pelo mesmo e-mail.

As entrevistas presenciais serão realizadas dias 02 e 03 de março e o início das aulas dia 10 de março. “A gente viu essa necessidade para estabelecer compromisso nas pessoas, não estamos exigindo experiência, somente vontade e disponibilidade”, explica Lucas.

Divulgação/Marcella Gaiotto

cena livre

Ana Carolina de Mello em Factóide; o primeiro experimento do grupo, resultado de um ano de curso de extensão

O projeto

O Cena Livre nasceu por iniciativa da Confraria H, grupo que idealizou experimentações livres em abril de 2016. Em seu pouco tempo de existência já realizou intercâmbios com outros grupos de teatro como o Teatro Fúria, a Cia. Solta de Teatro, o ator Eduardo Butakka e o grupo circense Leite de Pedras. Em 2017, tornou-se curso de extensão da UFMT, coordenado pela professora Ana Maria Marques, sob orientação de Leosan Sampaio.

Em dezembro, o grupo realizou a I Mostra de Artes Cênicas, com contou com encenação do clássico de Maria Clara Machado, ‘Plut, o fantasminha’, e que estreou ‘Factóide’, o primeiro experimento autoral do grupo. “Crescemos muito em número e sustentação, foi um ano produtivo”, afirma Lucas.

Mais informações: (65) 98140-0911.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes