Brasil

Câmara dos deputados vai abrir CPI para investigar Lojas Americanas

Até agora 187 parlamentares já se manifestaram a favor de uma CPI para investigar possíveis fraudes fiscais cometidas pela varejista

1 minuto de leitura
Câmara dos deputados vai abrir CPI para investigar Lojas Americanas

O deputado André Fufuca (PP-MA) anunciou que obteve o número de assinaturas necessárias para abrir a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Americanas. A investigação tem como objetivo apurar as suspeitas de fraude contábil na empresa varejista, que abalaram a credibilidade do mercado de ações brasileiro.

De acordo com o pedido, 187 parlamentares já concordaram com a abertura da CPI, superando as 171 assinaturas necessárias.

Fufuca ressaltou que se trata de uma investigação suprapartidária e que é importante esclarecer os fatos para assegurar que a economia popular não seja prejudicada por fraudes.

A Americanas anunciou em janeiro deste ano um rombo de R$ 20 bilhões no balanço da empresa. A CPI também irá investigar outras empresas do 3G, grupo formado por Jorge Paulo Lemann, Carlos Alberto Sicupira e Marcel Telles, donos da Americanas, AB Inbev, Burger King e Kraft Heinz.

A criação da CPI ainda depende da leitura do requerimento pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que já se pronunciou sobre o assunto e afirmou que a Câmara atuará com cuidado.

A empresa pediu recuperação judicial, que foi aceita, e o conselho de administração se afastou em fevereiro. A tramitação da recuperação judicial está na 4ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
1
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes