Consumo

Calor aumentando e a conta subindo: saiba como economizar energia elétrica na seca

Já estamos no período de seca e O Livre selecionou dicas para você economizar energia elétrica sem perder o conforto

4 minutos de leitura
Calor aumentando e a conta subindo: saiba como economizar energia elétrica na seca

Para os próximos 15 dias, não há perspectiva de chuva na Capital mato-grossense segundo o portal meteorológico Clima Tempo. Isto mostra que a seca se aproxima e, com ela, o habitual aumento da conta de energia elétrica. É não é para menos, já que como diz o cuiabano, o ar condicionado tem que estar “no 12 para” passarmos pelo “calor de rachar”, que no período terá temperatura entre 35ºC e 15ºC.

No período de seca, as casas costumam ter a elevação da conta de luz em até 11% e na tentativa de minimizar o impacto da seca no seu bolso, O LIVRE procurou especialistas para colher estratégias que podem ser utilizadas no dia a dia para economizar na tarifa sem abrir mão do conforto.

Confira as dicas:

  1. Aproveite a luz natural: Durante o dia, mantenha cortinas e persianas abertas para aproveitar ao máximo a luz natural. Isso reduzirá a necessidade de acender lâmpadas e também ajudará a aquecer os ambientes com o calor do sol.
  2. Utilize lâmpadas de LED: Substitua as lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED. Além de serem mais eficientes energeticamente, elas possuem uma vida útil mais longa, resultando em economia a longo prazo.
  3. Aproveite a energia solar: Se possível, instale painéis solares em sua residência. A energia solar é uma alternativa sustentável e econômica para aquecer a água e gerar eletricidade.
  4. Evite o standby: Desligue completamente os aparelhos eletrônicos quando não estiverem em uso. O modo de espera, mesmo quando os aparelhos não estão sendo utilizados, consome energia desnecessária.
  5. Uso consciente da máquina de lavar: Utilize a máquina de lavar roupas com capacidade máxima e escolha programas de lavagem econômicos. Evite o uso frequente da secadora de roupas, aproveitando o sol para secá-las naturalmente.
  6. Monitoramento do consumo: Acompanhe regularmente o consumo de energia por meio de medidores inteligentes ou aplicativos. Isso ajudará a identificar padrões de consumo e encontrar oportunidades adicionais de economia.

Um capítulo a parte para o ar-condicionado

  1. Faça a escolha correta do aparelho: analise a classificação indicativa emitida pelo selo Procel. Ele apresenta a classificação de consumo de energia, e quanto mais próximo de “A”, melhor é a sua nota. Outro aspecto que deve ser considerado diz respeito à potência do aparelho, pois ele precisa ser o suficiente para a climatização de todo o ambiente. Esta informação constará nas especificações do fabricante.
  2. Contrate um técnico para fazer a instalação correta do ar-condicionado : fazer a instalação correta do equipamento é fundamental para uma boa economia de energia com seu ar-condicionado. O profissional técnico saberá definir o melhor local, altura e outros fatores para reduzir o gasto de energia elétrica do ar-condicionado.
  3. Mantenha persianas ou cortinas blackout fechadas: para impedir o aquecimento do ambiente, evite a entrada do sol no local. Você pode fazer isso com simples atitudes, como fechar as cortinas. Do contrário, a entrada do sol pode dificultar o trabalho do ar-condicionado em manter o cômodo bem refrigerado.
  4. Utilize a função sleep: assim como determinados aparelhos domésticos – como a televisão, o ar-condicionado também conta com a função sleep. Esse recurso tem como objetivo fazer a programação do equipamento para que desligue automaticamente no tempo desejado pelo usuário.
  5. Faça a limpeza regular dos filtros de ar: engana-se quem pensa que os únicos prejuízos causados por um aparelho com os filtros de ar sujos, são os respiratórios. Além de dificultar a respiração, as partículas acumuladas no equipamento podem aumentar seu consumo de energia.
  6. Prefira o modelo de ar-condicionado Inverter: outra dúvida comum entre as pessoas é como economizar energia com ar-condicionado inverter. Este modelo é, atualmente, o preferido pelos consumidores, uma vez que possui tecnologia moderna o suficiente que o permite fazer uma economia de energia de até 60% em relação aos tradicionais.

LEIA TAMBÉM:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
1
Inspirado

Principais Manchetes