Cidades

Boato de ouro leva à descoberta de vestígios arqueológicos em Colniza

Em poucas horas, uma cratera foi aberta em canteiro de obra após circulação de suspeita de pepitas

1 minuto de leitura
Boato de ouro leva à descoberta de vestígios arqueológicos em Colniza

Boato de ouro em Colniza (1.065 km de Cuiabá) fez mais de 200 pessoas invadir e escavar um canteiro de obra, no fim de semana. O ouro não foi encontrado, mas o acaso levou a vestígios arqueológicos.  

A confusão que levou à descoberta começou no domingo (28). Circulou entre os moradores um vídeo com imagens de uma pedra que teria pepitas de ouro, feito por trabalhadores no local, que está sendo asfaltado. 

A gravação rodou rápido e em horas já havia uma aglomeração de pessoas no canteiro. Nos últimos dois dias, o local passou a ter uma cratera, com barranco alto, com sinais de máquina pesada, aberta pelas pessoas em busca de ouro. 

A corrida foi fogo-fátuo. A escavação chegou realmente a artefatos antigos enterrados no local, como louças e outras peças. O local agora será avaliado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

Policiais militares cercaram uma área de 500m² para impedir que novas invasões ocorram. A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) disse que Colniza tem vários pontos de sítio arqueológico, que levam a civilizações antigas. 

Mas, não tem vestígios de ouro. Mesmo os objetos dessas civilizações têm indícios do metal, as peças encontradas no acaso são de barro.  

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
2
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
1
Inspirado

Principais Manchetes