Brasil

BNDES vai financiar construção de gasoduto na Argentina

O banco brasileiro deve desembolsar um total R$ 4 bilhões para tirar o gasoduto argentino do papel

1 minuto de leitura
BNDES vai financiar construção de gasoduto na Argentina
(Foto: reprodução)

Em viagem para a Argentina, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu a criação de um gasoduto em solo argentino. A obra já havia sido anunciada em dezembro, mas o Brasil ainda não havia confirmado participação no projeto.

A obra obra deve custar R$ 4 bilhões, conforme a secretária de Energia do país, Flavia Royón. Em sua fala, Lula justificou que a obra é necessária para manter a autossuficiência energética da América Latina.

Técnica proibida no Brasil

Embora o Brasil prentenda ser o principal financiador do gasoduto a Argentina, no Brasil a obra não seria permitida, pois a exploração desse gás em especial é considerada irregular.

O gás de xisto necessita de uma técnica própria para a exploração, que pode denegrir o solo, por isso, a prática é considerada crime no Brasil.

Ministério do Meio Ambiente no Brasil desconhece a obra

Procurada pelo site Poder360, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou “desconhecer” o projeto do gasoduto que o Brasil deve financiar na Argentina.

Entretanto, de acordo com ela, o projeto tem riscos que precisam ser reconhecidos pelo governo brasileiro, antes do início das obras.

“Trata-se de um empreendimento complexo que envolve riscos socioambientais significativos a serem devidamente considerados”, informou a pasta.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
3
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes