Cidades

Atendimento de fisioterapia e saúde mental podem ser interrompidos em Cuiabá por falta de espaço

Secretaria de Cultura de Cuiabá pediu devolução de prédio onde serviços são prestados, 4 anos após fim de acordo

2 minutos de leitura
Atendimento de fisioterapia e saúde mental podem ser interrompidos em Cuiabá por falta de espaço
(Foto: Divulgação)

O atendimento de fisioterapia e o acompanhamento de saúde mental a pacientes na policlínica do Coxipó poderão ser interrompidos em Cuiabá. A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá pediu que a Saúde devolva o prédio em que os serviços são prestados.

O pedido foi entregue esta semana ao gabinete de intervenção no SUS (Sistema Único de Saúde), com prazo de 30 dias para a desocupação. A Saúde atende pacientes no Centro Cultural Silva Freire, anexo à policlínica do Coxipó.

Pacientes são recebidos no local desde 2018. As secretarias de Cultura e Saúde de Cuiabá firmaram um acordo para os serviços fossem mantidos, enquanto a policlínica passe por reforma.

O prazo de uso venceu em 2019, mas somente no início deste ano, já com o SUS sob intervenção, a Secretaria de Cultura resolveu pedir a devolução. Nesse ínterim, segundo o gabinete de intervenção, a obra iniciou várias vezes, mas foi suspensa. O prédio continua sem reforma.

Segundo a interventora Danielle Carmona, a saída foi pedida informalmente pela primeira vez algumas semanas após a intervenção ser instalada. Na época, ela disse que a ordem fosse oficializada.

Vale lembrar que o gabinete de intervenção disse ter lidado com uma série de tentativas de sabotagem aos serviços na Saúde. Alguns servidores teriam passado informações erradas a pacientes sobre atendimento médico e medicamento. O pedido para a devolução do Centro Silva Freire ocorreu nesse contexto.

“O argumento da Secretaria de Cultura do município é de que o órgão está desenvolvendo atividades voltadas para a população. No entanto, o gabinete de intervenção não terá condições de devolver o prédio no prazo solicitado para não paralisar os serviços oferecidos à população”, informou o gabinete.

O espaço abriga consultórios médicos e serviços especializados, como fisioterapia e acompanhamento em saúde mental, e ambulatórios de tratamento de feridas e de pequenas cirurgias.

O gabinete informou está fazendo um planejamento de reforma e reestruturação da policlínica do Coxipó para ampliar as especialidades. O Centro Cultural Silva Freire será devolvido quando os serviços migraram para a policlínica.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes