Variedades

Artista recolhe doações de camisetas usadas para projeto com crianças carentes

3 minutos de leitura
Artista recolhe doações de camisetas usadas para projeto com crianças carentes

Não se trata de doação de camisetas, tampouco, uma oficina de pintura. Prestes a ser retomado, o projeto Varal de Sonhos, idealizado pela artista plástica Lua Brandão, foi desenvolvido para estimular nas crianças atendidas, o exercício do sonhar.

Depois de se formar, em 2013, a artista conseguiu realizar o sonho de viver de sua própria arte. Mas a sua realização ultrapassa a sua individualidade. “Se a gente tem um dom, é preciso compartilhar”, diz. Criadora do personagem Boneco de Osso, que estampa suas criações, ela sentia uma angústia que pôde detectar qual era, quando foi convidada para pintar um espaço na Associação dos Amigos da Criança com Câncer.

“Eu estava fazendo a pintura, quando senti que era chegada a hora de ajudar outras pessoas. Um projeto que aliasse meu conhecimento artístico com a capacidade de mudar a realidade de outras pessoas”. Foi assim que surgiu a ideia de realizar oficinas voltadas a crianças carentes, doentes e em situação de vulnerabilidade.

“O primeiro lugar foi uma casa de apoio a crianças em situação de risco, que já fechou. Mas também fui às comunidades de Aguaçu, Rio dos Peixes, Dante de Oliveira, AACC e escolas públicas da capital. Em outros esforços, juntos a amigos que se tornaram voluntários do projeto, fizemos visitas individuais às casas de crianças que sofriam com doenças degenerativas, muitas delas com poucas expectativas”, relembra.

Com o projeto sendo retomado, Lua busca doações de camisetas usadas, sem estampas, para que ela possa aplicar desenhos personalizados para as crianças pintarem.

“Já contei com patrocinadores, com a Stamp, que nos cedia camisetas brancas. Muitos amigos também faziam doações de pincéis, tintas para tecido e camisetas, eu mesma, comprei muitas. Mas devido ao orçamento-zero, e ainda, com a possibilidade de trabalhar com material reciclado, pensei que poderia trabalhar pela arrecadação de camisetas usadas”, explica.

“Durante a oficina, cada voluntário fica com uma criança. Eles conversam, e as crianças são estimuladas a pensarem sobre o que sonham em se tornar, profissionalmente, como elas podem mudar o mundo delas. Daí, eu faço um desenho personalizado com a escolha delas, e então, elas pintam. Enquanto vão pintando, vão pensando sobre isso. É uma forma de estimulá-las a sonhar”.

Segundo Lua, já há um calendário das próximas ações, que ocorrerão em duas escolas, uma no Tijucal e outra no Verdão, e em julho, no Pantanal.

E dada a proximidade, a artista está buscando apoio de quem puder ajudar, com camisetas, pincéis ou tintas para tecido.

Mais informações: 99284-8507

Confira vídeo da oficina realizada na comunidade Praia do Poço, em Santo Antonio de Leverger:

YouTube video

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes