Você gostaria de pegar um mentiroso no flagra? Saiba que é possível. O corpo humano é repleto de detalhes sutis que até mesmo o mais “profissional” acaba deixando escapar.

Para compreender esses sinais, Joe Navarro, um ex-agente especial do FBI, dedicou grande parte de seus 25 anos de carreira, a detectar espiãs capturadas. Hoje, ele ensina um pouco de suas técnicas para decifrar com facilidade a comunicação não verbal das pessoas.

Primeiramente, desmonta alguns mitos relacionados à linguagem corporal, como a ideia de que cruzar os braços é um sinal de que um está mentindo ou ocultando algo. Essa ideia é bastante errônea, pois geralmente se trata de um comportamento de efeito tranquilizador, como limpar a garganta ou cobrir a boca.

Na mesma linha, olhar para um ou outro lado certamente não é indício de engano. Na opinião dele, a pessoa estaria processando uma informação.

A atenção precisa ser total para conseguir reconhecer os gestos involuntários, seja com movimentos da boca, dos olhos e até mesmo dos pés. No caso, muita da concentração do vídeo sobre mentirosos, ocorre durante o segmento de analisar jogadores de pôquer. Aqui, retração dos lábios, afastamento das cartas, movimentos dos ombros, deixam claro se o jogador possui uma ótima carta em mãos ou não.

Confira algumas dicas de Navarro:

YouTube video

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes