Agência Brasil
Beneficiário de plano que foi suspenso continuará a ter assistência
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou a suspensão da venda de 38 planos de saúde de 14 operadoras em função de reclamações relativas à cobertura assistencial, como negativas e demora no atendimento, recebidas no primeiro trimestre de 2017. A medida entra em vigor no dia 9 de junho.
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Segundo a agência, os beneficiários dos planos que foram suspensos continuam a ter assistência regular até que as operadoras resolvam seus problemas e possam receber novos beneficiários.
A decisão atinge mais 739 mil consumidores que, segundo a agência, “estão sendo protegidos”. Além de terem a comercialização suspensa, as operadoras que negaram cobertura indevidamente podem receber multa que varia de R$ 80 mil a R$ 250 mil. A medida é preventiva e vai até a divulgação do próximo ciclo de monitoramento, feito a cada trimestre.
Neste ciclo, a ANS recebeu 14.537 reclamações de natureza assistencial em seus canais de atendimento, no período de 1º de janeiro a 31 de março. Desse total, 12.360 queixas foram consideradas para análise pelo programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento.
A agência tem uma linha exclusiva para reclamações de consumidores sobre planos de saúde: 0800 7019656