Leis e Justiça

AGU recua sobre redução de parque no Pará e coloca Ferrogrão sob risco

Órgão considerou que mudanças feitas pelo ex-presidente Michel Temer em área irão causar impactos ambientais

2 minutos de leitura
AGU recua sobre redução de parque no Pará e coloca Ferrogrão sob risco

A Advocacia Geral da União (AGU) voltou atrás no apoio jurídico à redução da área do Parque Jamanxim, no Pará. O órgão disse que teve acesso a novos documentos e reconsiderou seu parecer a mudanças na reserva. 

O parque está em disputa sobre alterações em áreas de mata. O ex-presidente Michel Temer autorizou, durante o seu governo, o recuo nos limites para permitir a passagem de trilhos da ferrovia Ferrogrão. 

A AGU havia consentido com a medida provisória (MP) de Temer. Mas, ontem (26) protocolou uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) no STF (Supremo Tribunal Federal) para anular o redimensionamento. 

O Supremo começará a julgar na próxima semana uma ação do Psol (Partido Socialismo e Liberdade) contra a permissão para a ferrovia. Se for acatado, o eventual veto atinge as pretensões de Mato Grosso de expandir os transportes para escoamento da produção agropecuária. 

O traçado da Ferrogrão, com 1.000 km de extensão, prevê a ligação de Mato Grosso ao Pará, onde está o Porto de Miritituba, um dos canais principais de saída das commodities para outros países. 

LEIA TAMBÉM

A AGU diz que recebeu novas informações de órgãos federais e passou a considerar que a redução da área causará impactos ambientais. Na semana passada, o Ministério dos Povos Indígenas recomendou ao órgão a revisão do parecer. 

Ao mesmo tempo, a Advocacia afirma que a inconstitucionalidade da lei não afeta o projeto da Ferrogrão e defende que os procedimentos administrativos para a implantação dos trilhos sejam realizados.  

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes