Colunas & Blogs

A alma dos filmes: a trilha sonora

2 minutos de leitura
A alma dos filmes: a trilha sonora
Foto: Alfred Derks/Pixabay

Os filmes, e agora, as séries, são fontes de entretenimento, mas não só – eles podem ser alimento para o seu imaginário. E como alimento, é preciso escolher o que se vai consumir e a quantidade para uma boa digestão.

Mas, o assunto de hoje é outro. Quero abordar uma parte específica dos filmes: a trilha sonora, ou seja, a parte musical.

A princípio, há dois tipos de musicais nos filmes. A música original feita para o filme, que geralmente é instrumental, e é responsável por modular e acentuar o sentimento do telespectador. E quando a música já existe. Ne caso, na maioria das vezes são músicas com letras. Vou parar aqui a explicação, não quero me alongar em questões técnicas – vamos direto ao assunto.

O compositor John Willians é na minha opinião o maior de todos, porque são dele as grandes composições que marcaram a história do cinema.

Ele compôs a trilhas de filmes como: Star Wars, Indiana Jones, Jurassic Park, ET, Tubarão, Harry Potter e muitos, muitos outros filmes.

Seja você adulto ou adolescente, é muito provável que já tenha ouvido uma de suas composições. Inclusive, pude atestar algo curioso em sala de aula. Quanto estou trabalhando a percepção do aluno, faço o seguinte exercício: toco somente a música do filme e peço para ele adivinhar – ou, pelo menos, tentar dizer qual o gênero do filme. Em muitos casos, as pessoas sabiam qual o filme sem nunca o ter assistido. Olha o poder da música!

Outro compositor que eu recomendo é o Hans Zimmer.

Ele está por trás das trilhas de filmes como: Batman – O Cavaleiro das Trevas, A Origem, Piratas do Caribe, Madagascar, Blade Runner – 2049, Dunkirk e muitos, muitos outros filmes.

Há na Netflix e no Youtube um show do próprio Hans Zimmer com uma super banda tocando várias de suas composições. Vale a pena conferir. É muito bom!

Para encerrar, deixo aqui um convite. Chame algum amigo ou familiar para fazer com você o exercício de adivinhar qual o filme através da sua trilha, é muito divertido. Quem quiser marcar pontos pode fazer assim: quando acertar o filme, ganha 10 pontos – e quando acertar o gênero, 7 pontos. Boa diversão!

 Marco Túlio é músico, publicitário e professor. Seu instagram é @omarco.tulio

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes