Consumo

12 de outubro: saiba o que Colombo tem a ver com o Dia das Crianças

O navegador português Cristovão Colombo disse que o continente americano era o "continente das crianças" e deu a deixa para criação da data comemorativa

3 minutos de leitura
12 de outubro: saiba o que Colombo tem a ver com o Dia das Crianças

No dia 12 de outubro, o Brasil celebra o Dia das Crianças, uma data que tem raízes surpreendentes ligadas à descoberta das Américas por Cristóvão Colombo em 12 de outubro de 1492. Colombo, o próprio explorador que desbravou novos horizontes no continente americano, deu a este continente o nome de “continentes das crianças”. Sendo assim, a denominação veio porque as terras além-mar simbolizavam um novo mundo cheio de oportunidades e promessas para as gerações futuras.

Então, a história do Dia da Criança no Brasil está intrinsecamente ligada a esse contexto. Em 1923, a cidade do Rio de Janeiro, então a capital do país, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança durante o governo de Artur Bernardes. A atmosfera reflexiva do congresso inspirou Galdino do Valle Filho, um dos deputados federais da época, a criar um projeto para instituir um dia nacional das crianças.

Do projeto à oficialização

Galdino do Valle Filho propôs que o Dia da Criança fosse em 12 de outubro, uma data cheia de simbolismo histórico. Desta forma, o projeto obteve aprovação em 5 de novembro de 1924 pelo presidente Artur Bernardes oficializou o Dia da Criança por meio do decreto nº 4.867. O registro da lei deixou claro que o dia 12 de outubro era destinado à celebração da infância em todo o território nacional.

Popularização do Dia das Crianças e comercialização

Mãe procurando brinquedo para o dia das Crianças
Fábrica de brinquedos tratou de popularizar o Dia das Crianças no Brasil. Foto: divulgação.

Apesar da criação do Dia da Criança em 1924, a data não teve uma repercussão imediata. Levaram-se cerca de 30 anos para que a celebração conquistasse o coração do povo brasileiro.

Foi somente em 1955 que a marca de fabricação de brinquedos Estrela lançou uma campanha nacional para vender seus produtos. Chamada de “Semana do Bebê Robusto,” a estratégia de marketing utilizou o Dia da Criança como plataforma para alavancar as vendas de brinquedos.

Dez anos depois, em 1965, a empresa Johnson & Johnson também se juntou à iniciativa com a campanha “Bebê Johnson 65”. A partir desse ponto, o Dia das Crianças se disseminou por todo o país.

Relação entre o Dia 12 de Outubro e o Feriado Nacional

Embora o Dia das Crianças seja celebrado em 12 de outubro, essa data comemorativa não tem nenhuma relação com o feriado nacional desse dia. O feriado de 12 de outubro é uma comemoração à devoção a Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Essa data se tornou feriado com a lei nº 6.802, de 30 de junho de 1980, que teve a sanção do presidente militar João Figueiredo.

Dia Mundial das Crianças

Enquanto o Brasil celebra o Dia das Crianças em 12 de outubro, mais de 100 países em todo o mundo comemoram o “Dia Universal da Criança” em 20 de novembro. A data tornou-se oficial pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ela é uma referência à aprovação da “Declaração dos Direitos das Crianças” pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em 20 de novembro de 1959.

O Dia das Crianças no Brasil, com suas raízes históricas ligadas à jornada de Colombo nas Américas, continua a ser uma celebração significativa para as famílias brasileiras. Já o o Dia Universal da Criança tem relevância na importância dos direitos e da proteção das crianças em escala global. Contudo, vale lembrar que ambas as datas nos lembram da necessidade de nutrir e valorizar a infância, um tesouro que representa o futuro e merece nosso carinho e atenção.

LEIA TAMBÉM:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes