Principal

Zeca Viana quer levar Pivetta de volta ao PDT

3 minutos de leitura
Zeca Viana quer levar Pivetta de volta ao PDT

Ednilson Aguiar/O Livre

deputado estadual Zeca Viana

Zeca Viana quer aliado de volta ao PDT

O presidente do PDT em Mato Grosso, o deputado estadual Zeca Viana, quer trazer de volta ao partido o antigo aliado Otaviano Pivetta. O ex-prefeito de Lucas do Rio Verde anunciou sua saída do PSB na terça-feira (20), depois de um ano e dois meses filiado. Pivetta alegou que não se sente representado pelo partido, cujo diretório estadual agora será comandato pelo deputado federal Valtenir Pereira.

“Pivetta tem na veia sangue pedetista”, declarou Zeca Viana. “Vou conversar com ele para ver se ele tem pretensão de continuar na vida pública, e trazer ele de volta para o PDT. A casa dele é o PDT”, afirmou.

Antes de se filiar ao PSB, Pivetta passou 10 anos no PDT. Ele ingressou na sigla em 2006, depois de passar pelo PPS e pelo antigo PFL. Naquele ano, se elegeu deputado estadual, depois de dois mandatos como prefeito de Lucas. Em 2014, com apoio de Pivetta e Viana, o PDT elegeu Pedro Taques como governador.

Logo no início de 2015, a disputa por cargos no governo e pela presidência da Assembleia Legislativa levou Zeca Viana a romper com Taques, enquanto Pivetta ficou no meio de campo, mantendo a amizade com ambos. O deputado estadual se tornou oposição, mesmo sendo do mesmo partido do governador até que, em agosto de 2015, Taques deixou a sigla e se filiou ao PSDB. Mesmo continuando aliado do neo tucano, Pivetta ficou.

Ele só saiu do partido em abril de 2016, no prazo final para que candidatos a prefeito nas eleições daquele ano mudassem de sigla. Pivetta foi engrossar as fileiras do PSB do também aliado Mauro Mendes, então prefeito de Cuiabá, de quem foi vice na disputa pelo governo estadual em 2010. Naquele ano, a chapa Mendes-Pivetta foi derrotada, mas Taques, que era da mesma coligação, se elegeu senador.

“Pivetta foi para o PSB num momento em que ele precisava ir para dar um suporte a Mauro Mendes. Mas ele nunca se sentiu confortável no PSB”, afirmou Zeca Viana.

A saída do PSB, concretizada esta semana, ocorreu dias depois do retorno do deputado federal Valtenir Pereira ao partido. Sob as bênçãos da direção nacional, e contrariando a cúpula estadual do PSB, Valtenir retornou à sigla como presidente estadual, depois de quatro anos peregrinando por outros partidos.

Oposição
A filiação de Valtenir ao PSB faz parte de uma estratégia para reforçar a oposição em Mato Grosso, segundo revelou o deputado federal Carlos Bezerra, presidente do PMDB em Mato Grosso, onde Valtenir estava até então. Zeca Viana, que segue firme na oposição depois do rompimento com Taques, se mostra otimista com a possibilidade.

“Dificilmente os outros políticos do PSB vão acompanhar o Valtenir [na oposição]”, admitiu Viana, diante do quadro do partido que tem quatro deputados estaduais, todos governistas. “Mas ele tem traquejo político e um poder de convencimento muito grande. Ele é muito articulado dentro das prefeituras. Ele vai trabalhar bem o partido”, acredita.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes