Comportamento

Veja como controlar o uso do celular para crianças

7 minutos de leitura
Veja como controlar o uso do celular para crianças
(Foto: Freepik)

Um dos objetos tecnológicos que mais atraem a criançada é o celular. Isso porque, com ele é possível jogar, ver desenhos e registrar momentos. Entretanto, apesar dos pontos positivos, o uso do celular para crianças deve ser supervisionado e controlado. Afinal, além de ter todo tipo de conteúdo inapropriado, ele pode ser fonte de exposições arriscas em redes sociais

É importante frisar quando o celular vai ser doado para uma criança, o ideal é limpar tudo no celular Android ou iOS. 

Assim, você consegue evitar de forma completa que quaisquer dados pessoais sejam acessados. Na prática, saber como limpar uso de dados móveis Android é um verdadeiro meio de prevenir futuros problemas. Então, se é isso que você busca, tente fazê-lo.

Construir um relacionamento saudável das crianças com a tecnologia não é fácil. Contudo, se você não deseja fazer o processo anteriormente citado, pode seguir algumas dicas que podem te ajudar a desempenhar essa tarefa com agilidade e precisão. Logo, se despertou o seu interesse, veja quais são elas.

Baixe um aplicativo de controle parental 

O aplicativo de controle parental, é a ferramenta perfeita para acompanhar o uso do celular para crianças. Afinal, nele você consegue controlar e restringir a utilização desse aparelho. Desse modo, é possível saber exatamente o está sendo acessado e por quanto tempo. 

Um fator interessante desses aplicativos é que fazem o bloqueio automático, caso a criança tente acessar sites adultos ou até tentem fazer qualquer tipo de compra online. Logo, ele evita que os dois maiores inconvenientes, quando se trata desse público, aconteça na web. 

Normalmente, esses aplicativos são totalmente gratuitos e bem simples e práticos de usar. Portanto, fica evidente que o uso dele só trará muitos benefícios para você e toda a sua família.

Como é feito o controle do celular pelo aplicativo?

Em relação ao funcionamento, cada aplicativo tem a sua forma. Entretanto, no geral só existem duas possibilidades. A primeira, é você limitar o uso do seu próprio celular. Ou seja, se a criança não tiver aparelho próprio e fizer uso do seu é possível limitar o uso de algumas funções. Nesse caso, cada aplicativo vem com as próprias instruções. 

A segunda opção, refere-se a você fazer a limitação do uso do celular para criança através de um outro aparelho. Ou seja, mesmo a distância, com o seu celular você consegue saber exatamente o que está acontecendo no aparelho do menor. 

Um ponto importante é saber que, os dois celulares precisam ter conta no Google própria e aplicativo baixados. Além disso, os aparelhos precisam estar próximos para fazer a conexão de forma eficiente. 

Como proteger o celular das crianças? 

Normalmente, as pessoas buscam saber como proteger as crianças do celular, mas nunca o contrário. Entretanto, é importante lembrar que crianças costumam ser bem buliçosas e o resultado disso pode ser a exclusão de uma conversa, foto ou vídeo no WhatsApp. 

Para proteger os seus arquivos, o ideal é sempre fazer o backup. Mas, caso o dano já tenha sito feito, a solução é procurar saber como recuperar o que foi perdido. Por sorte, existem ferramentas como o Dr. Fone que ensinam como fazer esse procedimento com total eficácia. 

Configure sites bloqueados nos navegadores 

Mesmo que exista um aplicativo que faço o bloqueio de sites inapropriados, o ideal é fazer esse processo de forma manual. Assim, você evita que alguma falha traga prejuízos culturais para a criança e financeiros para a família. 

O processo de bloqueio, pode ser feito tanto em iPhone quanto Android. Para isso, você precisa fazer algumas configurações, como: clicar em “ajustes”, “tempo de uso”, “conteúdo de privacidade”, “restrições de conteúdo”. Quando você fizer esse processo deverá selecionar a opção “conteúdo da web” e por fim, selecionar a opção “limitar sites adultos”.

Depois do passo a passo, você poderá inserir a URL dos sites que deseja fazer o controle do uso do celular para criança. Contudo, vale lembrar que esse procedimento não limita o tempo de uso no aparelho. 

Aplique um tempo limite de forma manual 

Apesar de existir aplicativos que fazem a tarefa de bloqueio e limitação de tempo, algumas pessoas preferem fazer esse processo de forma separada e isso é bem possível. Então, se você tem interesse, baixe-os e defina o tempo que preferir. 

Não é novidade que o uso inadequado do celular compromete a saúde dos olhos e cérebro. Por isso, é fundamental estabelecer um tempo limite, que pode variar conforme a idade da criança. 

Configure o celular no modo infantil 

A maior parte dos aplicativos que fazem o uso do celular para crianças tem o modo infantil. Desse modo, qualquer tema sensível como pornografia e violência explicita são bloqueados de forma automática quando aparecem. 

Por exemplo, o YouTube, se você acionar a opção de “configurações”, depois “geral” e por fim, “modo restrito”, o próprio site vai bloquear qualquer acesso inadequado. É importante saber que quando alguém entra nesse site de forma anônima, qualquer vídeo com conteúdo adulto é automaticamente bloqueado por ele. Ou seja, o seu trabalho é preventivo. 

Assim como o YouTube, tem outros aplicativos que tem essa mesma funcionalidade. Então, logo após baixá-los procure nas configurações essa opção. Assim, será fácil prevenir situações complicadas e sem baixar nenhum aplicativo extra. 

Crie o modo convidado 

O modo convidado é uma excelente opção para quem quer liberar o uso do celular para criança, sem precisar investir em um novo aparelho. Esse recurso fica disponível apenas no aparelho Android. Entretanto, o iPhone tem uma função parecida chamada “Acesso Guiado”.

Para ficar mais claro, o ideal é aprender a usar os dois modos de forma separada. Assim, você pode adequar ao modelo do seu celular e a criançada, poderá fazer o uso dele sem dificuldades. 

Como ativar o modo convidado no Android e iOS? 

No Android, você deverá acessar o menu, em seguida, clicar em “configurar”, “sistema”, “avançado”. Por fim, clique em “Vários usuários” e “Adicionar usuário”. Ao criar o perfil convidado, você pode selecionar exatamente o que será ou não acessado com liberdade. 

Já com o sistema operacional iOS, para fazer o Acesso Guiado, será necessário clicar em “Ajustes”, “acessibilidade” e por fim, clique no modo informado. Depois, é só selecionar o que poderá ser acessado. 

Como limitar o uso do celular para criança em relação a compras? 

A verdade é que a mistura entre a curiosidade e inocência das crianças, podem trazer sérios prejuízos financeiros aos responsáveis. Inclusive, recente houve um caso de um menino que gastou cerca de US$ 16 mil no cartão dos pais com jogos. Então, para que isso não aconteça com você, o ideal é limitar o uso do celular para criança

Na própria Play Store do celular você consegue fazer esse bloqueio. Para isso, acesse esse aplicativo, entre na opção de “configurações”, depois expanda a opção “Autenticação” e por fim, clique em “Autenticação necessária para compras”. 

Com essa função, toda vez que alguém tentar finalizar uma compra deverá fazer uma autenticação prévia para confirmar que realmente é você que está usando o celular. Assim, você evita receber novidades desagradáveis. 

Essa função tem para iPhone? 

Provavelmente, quando você viu a palavra “Play Store” na instrução anterior, ficou com dúvida se tal funcionalidade seria possível no iPhone. Para a felicidade de todos, isso é super possível!

O limite de compras durante o uso do celular para criança, pode ser feito ao acionar a função “tempo de uso”. Depois, entre em “conteúdo e privacidade” e por fim, clique em “Compras no ITunes e APP Store”, “Compras dentro do App” e “Não permitir”. 

É saudável criança ter acesso a celulares? 

Uma dúvida que rodeia muitos responsáveis é se o uso do celular é saudável. Na realidade, o uso da tecnologia faz bem e mal para qualquer ser-humano, inclusive crianças. Mas, se tudo for controlado, ele poderá trazer diversas vantagens. 

O uso do celular para criança, pode ser um grande meio de educação didática e tecnológica para as crianças. Desse modo, ele não é só saudável como necessário até certo ponto. Ou seja, o segredo para tudo está no equilíbrio. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes