Cidades

Usina em Sinop começa desmonte de ponte à noite e moradores apontam irregularidades

3 minutos de leitura
Usina em Sinop começa desmonte de ponte à noite e moradores apontam irregularidades

Mesmo sem a devida permissão da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a Sinop Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) de Sinop, deu início às obras de retirada da ponte de madeira conhecida como “Ponte do Machado”, sobre o rio Teles Pires. É o que denuncia moradores e empresários que fazem o uso da estrada que dá acesso à região de retirada de barro para a produção de cerâmica e liga o município a Sinop, por meio da estrada Irene, cerca de 20 km do centro da cidade.

De acordo com o empresário do ramo de cerâmicas a há 15 anos, Mario Canaver, que utiliza a ponte todos os dias, a empresa está ignorando uma determinação da Sema e as necessidades dos moradores da região. “Eles não podiam fazer isso dessa maneira, chegar e desmontar a ponte que usamos todos os dias. Outra coisa muito estranha é começar esse tipo de trabalho à noite. Por que isso?”, questiona o ceramista.

O empresário lembra ainda que, sem a ponte, o deslocamento para a região passa de um trajeto de 28 km para cerca de 150 km, inviabilizando sua atividade.

[featured_paragraph]“Depois da crise que tivemos nos últimos três anos, nosso mercado já ficou bastante fragilizado e estamos passando por dificuldades. Assumir mais esse prejuízo pode nos levar à falência”, alerta.[/featured_paragraph]

Também do ramo de cerâmica, o empresário Ademar Friedler conta que procurou a empresa por várias vazes antes do início do desmonte da ponte para conversar e conseguir um acordo, mas disse que foi ignorado.

“Eles não estão nem aí para nós, não querem nem saber se vai impactar na construção civil de Sinop e região, e fornecemos tijolos para toda a região. Fui lá na hora que eles começaram a desmontar a ponte e pedi a ordem judicial ou a autorização da Sema para começar o trabalho, mas eles não têm e nós temos aqui o documento da secretaria que determina que eles não tirem a ponte, mas eles não cumprem com nada”, destacou.

Os empresários lembraram ainda que o ramo da construção civil em Sinop emprega mais de 15 mil pessoas e uma paralização na atividade (que está sendo cogitada) pode, inclusive, impactar fortemente na economia local.

“Não temos mais a quem recorrer. Vamos ter que parar de trabalhar. Corremos o risco de fechar nossas portas e ter que demitir. Só na minha empresa são mais de 30 empregos diretos”, explica Ademar.

Outro lado

A reportagem tentou contato com a assessoria de imprensa da Usina mas até o fechamento desta reportagem não houve retorno. Os empresários impactados pelo desmonte da ponte repassaram um comunicado feito pela empresa que receberam por meio de mensagem no celular.

“A Sinop Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, informa que iniciou os trabalhos de retirada da ponte de madeira, conhecida como ‘Ponte do Machado’, sobre o rio Teles Pires, localizada na estrada Irene, a 20 quilômetros do centro de Sinop.”

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes