Variedades

UFMT celebra 48 anos com programação cultural em homenagem a Wlademir Dias-Pino

4 minutos de leitura
UFMT celebra 48 anos com programação cultural em homenagem a Wlademir Dias-Pino
Foto: Marianna Marimon/Cidadão Cultura

Em dezembro, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) comemora seus 48 anos com uma programação cultural que contempla a diversidade de linguagens artísticas em uma homenagem ao poeta e artista plástico Wlademir Dias-Pino, idealizador da identidade visual da instituição, falecido em agosto.

A exposição-homenagem ao idealizador do Intensivismo será lançada no dia 03, às 18h, no Museu de Arte e Cultura Popular (MACP), com acervo inédito e curadoria de Regina Pouchain, viúva de Dias-Pino. Na sequência, sob a coordenação do professor Roberto Victorio, acontece o Concerto “Exoquarteto”, ainda no MACP. E, às 20h, acontece no Auditório do Centro Cultural a Cantata de Natal do Coral da UFMT. A visitação segue até 31 de janeiro no museu.

Cineclube Coxiponés (Foto: Luzo Reis)

No dia 04, o Cineclube Coxiponés exibe os quatro curtas-metragens mato-grossenses premiados na 17ª edição da Mostra de Audiovisual Universitário América (Maual), às 19h30, no Auditório do Centro Cultural.

No dia seguinte (05), o “Música com Crianças” – projeto de extensão que contempla faixa etária de oito meses a cinco anos – realiza o musical “Lino, o menino que queria cantar”, com participação especial do “Arte Cidadã”, de Santo Antônio do Leverger. O enredo do espetáculo gira em torno do simpático Lino, um menino que viaja pelo universo em busca da realização de seu sonho de ser cantor. Aprende tudo que é possível, em sua mágica viagem, com flores, rosas, borboletas, bruxas e fantasmas.

Orquestra Sinfônica da UFMT (Foto: Luzo Reis)

Nos dias 06 e 07, o destaque fica por conta da Orquestra Sinfônica, com o ensaio aberto e o concerto da série “Gabriel Novis Neves”, respectivamente. A retirada de ingressos para apresentação no dia 07, acontece entre os dias 03 e 05 na Supervisão de Teatro, sendo permitida a retirada de, no máximo, dois ingressos por pessoa.

O Coral da UFMT também se apresenta nos dias 08 e 09, no Teatro Universitário, com programa em duas partes e a peça “Misa Criolla”, do compositor argentino Ariel Ramirez, e obras que integraram o repertório ao longo de 2018. A mesma programação pode ser conferida também no Câmpus de Sinop nos dias 14 e 15.

Coral da UFMT (Foto: Divulgação)

Já no dia 10, aniversário da Instituição, acontece a apresentação, às 19h, do “Presépio Vivo – Natal Iluminado”, em parceria com o Grupo de Teatro Cena Onze e a Prefeitura de Cuiabá, nas proximidades do Parque Aquático e da Guarita I. As performances do Presépio Vivo ocorrem até dia 14 e a instalação segue aberta para visitação até 06 de janeiro, junto com o concerto “CuiaBach”, dos projetos UFMT em Cordas e Violões da UFMT.

Na mesma data, às 20h, no Teatro Universitário, o programa de extensão “UFMT com a Corda Toda”, evidenciando os projetos Orquestra Cuiabana de Choro, UFMT em Cordas, Grupão de Viola e Violoncelo, Orquestra do Programa UFMT com a Corda Toda, e ao final, ocorre a “Apoteose dos Violinos” com 200 alunos do programa.

UFMT com a Corda Toda (Foto: Deco Imagens)

Entre os dias 11 e 14, na Sala Névio Lotufo do Cineclube Coxiponés, ocorre a 12ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, que marca os 70 anos da Declaração Universal proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e homenagem a Milton Gonçalves.

Para o encerramento das atividades, no dia 21, o Cineclube, em parceria com o Cine Teatro Cuiabá, exibe dois filmes estrelados por Jim Carrey: “Os Fantasmas de Scrooge”, às 15h, e “O Grinch”, às 19h30.

(Com assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes