Política

TSE anula condenação e Taques fica apto a concorrer na próxima eleição

Corte Eleitoral reverteu julgamento do TRE-MT, que condenado o ex-governador por uso eleitoral da Caravana da Transformação

1 minuto de leitura
TSE anula condenação e Taques fica apto a concorrer na próxima eleição
Ex-governador de Mato Grosso José Pedro Gonçalves Taques (Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anulou a condenação do ex-governador Pedro Taques de uso político do programa social Caravana da Transformação, na campanha eleitoral de 2018. Os desembargadores entenderam que Taques não usou cirurgias oculares em troca de votos. 

O relator do caso, ministro Mauro Campbell, acatou o argumento da defesa de que o programa de cirurgias foi criado em 2016, dois anos antes das eleições e durante o mandato de governador de Taques. 

O voto do relator foi seguido pelos ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Benedito Gonçalves, Raul Araújo, Ramos Tavares, Floriano de Azevedo Marques e Nunes Marques. 

A anulação da sentença tornou Pedro Taques elegível novamente, apto a concorrer na próxima eleição, e o desobrigou de pagar multa de R$ 50 mil por crime eleitoral. 

O ex-governador havia sido condenado em 2020 pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). O pleno entendeu que usou a promoção da Caravana da Transformação como moeda eleitoral, para conseguir votos na campanha de reeleição em 2018. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes