Transexualidade será tema de cine debate nesta quinta-feira na UFMT

Projeção de ‘Romeos (2011)’ será seguida de bate-papo com o representante do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades Valentim Félix

Nesta quinta-feira (30), uma sessão de cinema na UFMT traz à tona discussões sobre a transexualidades a partir do filme alemão ‘Romeos (2011)’ e os dilemas de seu personagem principal – um homem trans com dificuldades de relevar a um novo amor que passa por um processo de adaptação ao corpo. A entrada é gratuita!

O filme será exibido às 19h30, no auditório do Centro Cultural da UFMT, seguido de um bate-papo mediado pelo primeiro homem transexual graduado na instituição, Valentim Félix, que na ocasião também representará o Instituto Brasileiro de Transmasculinidades.

Exibido na Mostra Panorama do Festival de Berlim, em 2011, e premiado como o melhor filme na Paris Lesbian Film Festival, no mesmo ano, o longa-metragem dirigido por Sabine Bernardi é uma comédia dramática de 94 minutos que gira em torno das descobertas de jovem Lukas.

Ele, que nasceu como Mina, descobriu estar no corpo errado e passa por hormonização para realizar a cirurgia de mudança de sexo. Mudanças também geográficas, já que ele se muda para Colômbia para desenvolver trabalhos sociais. Lá ele reencontra Ine, uma amiga lésbica que o leva a desvendar a vida noturna da cidade, quando conhece Fábio, um homem cis [não-trans] e se vê em um dilema sobre se abrir sobre sua transexualidade.

O Cine Debate integra a temporada cultural e artística da UFMT e é realizada pela Pró Reitoria de Cultura Extensão em Vivência e o Cineclube Coxiponés.