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Tem um site ou e-commerce? Essa dica é pra você!

Já ouviu falar em alguém que fez o site “há muito tempo atrás e, de repente, parou de funcionar”? Esta pessoa não tinha o site otimizado

5 minutos de leitura
Tem um site ou e-commerce? Essa dica é pra você!
(Foto de Lukas no Pexels)

O mundo digital tem sido a principal vitrine para profissionais e empresas dos mais variados segmentos. Descobrir como ter visibilidade e aparecer nos resultados de busca do Google, é a pergunta que muitos empreendedores têm feito.

Há muito tempo, o Google nos fornece respostas de forma mais rápida e assertiva para tudo que se possa imaginar com um moderno sistema tecnológico aliado a algoritmos inteligentes para trazer os resultados mais relevantes para o usuário.

Talvez, as gerações mais novas nem saibam mais o que é a seção dos classificados de um jornal impresso – o antigo meio de se encontrar o que queríamos.

E como se dá esse mecanismo? Esse é o trabalho de um especialista em SEO. Este é o profissional voltado a acompanhar constantemente as atualizações destes algoritmos para que seu site ou e-commerce esteja otimizado a estas mudanças e apareça na primeira página do Google.

A palavra SEO significa Search Engine Optimization, que em uma tradução livre seria “otimização para motores de busca”. O principal motor de busca é o Google, e as métricas que ele utiliza para rankear os resultados é uma incógnita.

Porém, é possível perceber as tendências e seguir as boas práticas que o especialista em SEO define. Assim, se você tem um site ou e-commerce e quer ter destaque no resultado de pesquisa para receber mais visitas e conversões para sua página, é imprescindível conhecer este trabalho.

A importância do Google

Por que o Google se tornou o principal motor de busca do planeta? Porque ele investe em trazer resultados relevantes para satisfazer o interesse do usuário. Não há especialista que fará milagre em deixar seu site em posição de destaque se ele não for realmente bom, ter conteúdos relevantes para atender às intenções de busca.

Ao contrário das redes sociais que, de tempos em tempos, ditam o que se tornará relevante para engajar determinado post/ vídeo, o Google está de olho no comportamento do usuário para entender o que é de fato importante – o que o usuário digitou na busca, que sites ele entrou e quanto tempo ficou são métricas conhecidas para melhorar o rankeamento do seu site.

O especialista em SEO pode conferir isso fazendo uma análise seo do seu site e verificar o tráfego e experiência de navegabilidade que você está tendo.

São informações importantes se você quiser alinhar seu empreendimento com as tendências de busca e melhorar o desempenho das conversões.

Enquanto o Google investir em trazer os resultados mais importantes, ele continuará sendo a fonte mais confiável de busca. Os algoritmos são constantemente atualizados para detectar mudanças nos comportamentos dos usuários e as más práticas para forçar um melhor rankeamento, são punidas.

É com foco neste engajamento orgânico que o Google vem se mantendo no topo das intenções de pesquisa.

Como é o trabalho do especialista em SEO?

O especialista em SEO cria estratégias para melhorar o desempenho do seu site e mantê-lo otimizado para as constantes atualizações do Google.

Já ouviu falar em alguém que fez o site “há muito tempo atrás e, de repente, parou de funcionar”? Esta pessoa não tinha o site otimizado.

Uma das funções do especialista em SEO é bastante técnica: manter o site funcionando para as frequentes atualizações, principalmente dos códigos de segurança.

Outra atribuição, e que se torna uma qualidade pessoal de cada profissional, é compreender o cenário das tendências de SEO, comportamento dos usuários em relação ao seu site e planejar estratégias para melhorar o desempenho.

Uma forma conhecida e unânime é produzir conteúdo original e relevante.

Por exemplo, se alguém digitar na busca “pneu aro 14”, seu site tem que ter algum conteúdo com este tema para aparecer no resultado. Se a maioria copiar o artigo do outro, será mais relevante aquele que for original – uma maneira do Google entender que o site teve mais autoridade sobre o assunto.

Descobrir as palavras-chave do seu nicho também é uma tarefa do especialista em SEO. Obviamente, o empreendedor pode orientar as principais que ele gostaria de ser encontrado, como “loja online de pneus”, usando o exemplo acima. Mas o profissional pode detectar que “pneu bom e barato” é uma forma do interessado chegar até você.

Dentro das possibilidades de produzir conteúdo original e relevante, está explorar fotos e vídeos em conjunto com um artigo de texto. Antes, os algoritmos conseguiam “ler um texto”, hoje em dia, conseguem compreender diversas mídias e dispositivos.

Neste quesito, o celular tem sido um dos principais equipamentos para navegar na internet. Por isso, atualmente, segue-se o conceito de mobile first.

É fundamental ter um site responsivo, que integra versões para diferentes tipos de acesso: desktop, tablet e smartphone.

Quanto custa um site otimizado?

Como qualquer trabalho prestado por um profissional, o preço varia de acordo com a qualidade de cada um. Nem sempre o mais caro é o melhor, mas saiba que é um investimento contínuo e com resultado a médio e longo prazo.

Em uma hipótese de sites concorrentes que se valerem das mesmas estratégias, quem começar antes, colherá primeiro.

Muitas vezes, as pessoas tendem a criar um site ou e-commerce com a ideia de ser mais econômico que um local físico. Contudo, as estratégias para otimizar o desempenho também tem custos que devem ser considerados, se quiser melhorar no rankeamento.

Produzir conteúdos com textos, fotos e vídeos pode envolver terceiros como contratar redatores, modelos, apresentadores, etc…

Pagar para anunciar o site nas pesquisas pode ser uma opção, porém muitos usuários os ignoram por saberem que são patrocinados, pagos para aparecer nos resultados.

Pode ser uma estratégia inicial para forçar uma visibilidade, mas se o objetivo é aparecer organicamente e ter maior credibilidade para o seu site, o trabalho em SEO tem que ser realizado.

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