Cidades

Tem livros infantis guardados em casa? Doe ao Papai Noel que distribui para crianças de MT

Em 17 anos de projeto, o Papai Noel Pantaneiro, Clóvis Matos, já distribuiu mais de 250 mil livros, mas agora está com déficit de livros infantis

3 minutos de leitura
Tem livros infantis guardados em casa? Doe ao Papai Noel que distribui para crianças de MT
(Foto: arquivo pessoal)

Há 17 anos, o historiador Clóvis Matos, mais conhecido como Papai Noel Pantaneiro, distribui livros por todo Mato Grosso – e às vezes também em outros estados – por meio do projeto de incentivo à leitura Inclusão Literária.

Seu foco principal são as comunidades ribeirinhas do Pantanal, onde ele também distribui presentes no Natal. Para este ano, porém, ele está com déficit de livros infantis e precisa, com urgência, de doações de livros.

Segundo Clóvis, livros para todas as faixas etárias são sempre bem-vindos no Inclusão Literária, porém, os infantis são mais difíceis de conseguir captar.

Ele estava juntando livros para a distribuição do Papai Noel Pantaneiro deste ano – no Pantanal mato-grossense – e já tinha quase 500 exemplares. No entanto, foi convidado para uma ação de dia das crianças, realizada pelo Batalhão da Polícia Militar do Bairro CPA, em Cuiabá, e distribuiu todos.

“Eu nunca tinha participado de festa do dia das crianças, achei que o Papai Noel era só para o Natal. Mas esse ano me convidaram e eu topei. Eram muitas crianças, então eu juntei todos os livros infantis que eu tinha, e distribuí para as crianças no Batalhão da Polícia Militar”, contou o historiador.

Ao fim do dia, os policiais deram para Clóvis os brinquedos que sobram na ação, que já estão guardados para o Natal. No entanto, a recompensa não foi isso, mas sim a satisfação de incentivar as crianças a ler.

“Eu fiquei sem de uma vez, mas muita gente ficou com e está lendo, o que me deixa feliz. O importante é essa troca. Os livros não vêm para mim para ficarem guardados nas minhas gavetas e prateleiras, eles vêm para mim para serem repassados para outras pessoas”, disse Clóvis.

(Foto: arquivo pessoal)

Diante do déficit, o Papai Noel Pantaneiro está pedindo por doações. Quem tiver livros para doar, principalmente infantis, pode procurar Clóvis no Shopping 3 Américas, todos os dias, das 15h às 22h, ou chamá-lo no Instagram, clicando AQUI.

“Tem quem diga que o brasileiro não gosta de ler, mas quem fala isso não conhece a realidade do pessoal do mato. Eles não leem porque não têm acesso ao livro, esse é o grande problema, não tem quem faz isso [distribuição de livros]. Eu faço, há 17 anos, com o Inclusão Literária, mas é pouco eu fazendo sozinho”, disse Clóvis, que já distribuiu mais de 250 mil livros em Mato Grosso (onde acontecem 90% das ações do projeto), Rondônia, Tocantins, Pará, Bahia e Pernambuco.

“E todo mundo fica louco quando vê os livros. Em qualquer lugar que eu chego, eles querem livros, querem pegar, querem levar. As pessoas querem ler”, frisou o Papai Noel Pantaneiro.

LEIA TAMBÉM:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes