Sua majestade, Chico Gil: projeto que registra vida e obra do ‘Rei do Lambadão’ é lançado em live show com precursores do ritmo

Os músicos Zé Moraes, “pai do lambadão”, e Júnior Magrão apresentam repertório de clássicos de Chico Gil; projeto prevê site, livro e documentário sobre o Mestre da Cultura

São poucos aqueles que, com legitimidade popular, despontam como reis na história da humanidade: artistas que alcançaram o reconhecimento máximo, seja da crítica, seja dos fãs. Caso de Elvis Presley, o Rei do Rock; Madonna, a Rainha do Pop; Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, e por aí vai.

E Mato Grosso pode se orgulhar, pois também tem o seu: Chico Gil, o garimpeiro que virou Rei do Lambadão. O cantor e compositor agora ganha o título de Mestre da Cultura de Mato Grosso em projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc, por meio de edital da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

‘Sua Majestade, Chico Gil’ prevê o lançamento de um livro de crônicas pela editora Carlini e Caniato e um filme documentário bem-humorados sobre a vida e obra do rei. Em breve, os produtos serão disponibilizados em site oficial, o www.chicogil.com.br.

Lançamento

O projeto será lançado nesta quinta-feira (27/01) em live show de clássicos de Chico Gil, com os pioneiros do gênero musical: Júnior Magrão e Zé Morais, considerado o “pai do Lambadão”. A transmissão ao vivo será realizada direto de Poconé (MT) – berço do lambadão –, às 19h30, pelo canal oficial do projeto no Youtube.

O show virtual é mais um produto que fica à disposição das próximas gerações que desejarem conhecer mais sobre os primórdios do lambadão, ritmo que desde a década de 90 embala festas em quintais, casas de shows e festas de santo da Baixada Cuiabana.

“O Zé Morais foi o cara que promoveu a fusão do rasqueado cuiabano com a lambada paraense e o carimbó; o Junior foi quem aumentou o BPM [batidas por minuto] da bateria para o novo ritmo. Então foram os dois, juntos, que formularam a composição do lambadão que conhecemos com Chico Gil”, explica a jornalista e mestre em Cultura Contemporânea, Lidiane Barros.

Proponente do projeto, ela é autora da pesquisa ‘A cadeia produtiva do lambadão: rompendo as fronteiras da periferia’, realizada na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Segundo Lidiane, foram os dois músicos os responsáveis por incentivar Chico Gil, parceiros na banda Novo Espaço, a investir no Lambadão.  “Foi pra eles que o Chico Gil apresentou suas primeiras composições, ‘Morena Pequena’ e ‘Telefone’, assim como o hino ‘Ei, Amigo’”.

Chico Gil, o Rei do Lambadão

Com trajetória artística reconhecida pela periferia e Baixada Cuiabana, o cantor e compositor Chico Gil passou de filãozeiro no garimpo em Poconé a rei, inscrevendo assim, seu nome na história da cultura mato-grossense.

Por sua contribuição para a popularização do ritmo, virou rei. Sua paixão pela música e suas iniciativas ajudaram a projetar uma nova indústria fonográfica da música popular, calcada em sistemas não-oficiais de produção e comércio, em pleno solo mato-grossense. Assim nascia o movimento do lambadão.

Em menos de uma década, o cantor e letrista orquestrou shows, formatou padrões artísticos e compôs hits. Sua música está eternizada em fitas cassete gravadas em quintais de Poconé, no início da carreira – embora não se saiba o paradeiro – e em três álbuns oficiais. Chico Gil nasceu em Poconé, no dia 10 de setembro de 1957 e morreu no dia 30 de julho de 2000, em um trágico acidente de carro quando viajava para apresentações no interior.

“Muito nos orgulha a iniciativa de contar essa história – com fatos até então desconhecidos-, de uma figura que é a expressão máxima do lambadão, movimento de músicos aguerridos que atuam de forma incansável pelo sustento de suas famílias e por amor ao movimento. A secretaria está muito contente em poder contribuir para o reconhecimento e a visibilidade de Chico Gil e o lambadão”, destaca o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Beto Dois a Um.

Serviço

Sua Majestade, Chico Gil

Lançamento: 27 de janeiro de 2022 (quinta-feira), às 19h30, no Canal do Youtube.

  • Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCKL_QC85kNtbAvuvCOYa_Rw
  • Instagram: https://www.instagram.com/suamajestadechicogil
  • Facebook: https://www.facebook.com/suamajestadechicogil

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorOrçamento para 2022 sancionado
Próximo artigoInstituto Ciranda abre novas vagas para cursos gratuitos de instrumentos de orquestra