Instituto Ciranda abre novas vagas para cursos gratuitos de instrumentos de orquestra

Crianças e adolescentes entre 7 a 18 anos podem se inscrever até o final de janeiro

Violino, viola de arco, violoncelo, contrabaixo acústico, clarineta, flauta transversal, saxofone, oboé, fagote, trompete, trombone/tuba, trompa, percussão e musicalização. Estas são as opções de cursos ofertados gratuitamente pelo Instituto Ciranda. As matrículas foram abertas nesta sexta-feira (21) e vão até o dia 31 de janeiro. Interessados entre 7 a 18 anos, residentes em Cuiabá, Rondonópolis e região, precisam estar frequentando a escola regular para disputar as vagas.

As inscrições para o processo seletivo serão realizadas pelo site do Instituto Ciranda, na aba “Inscrições”, onde o candidato também poderá se informar sobre horários e dias das aulas. Além dos cursos, ainda são disponibilizados gratuitamente uniformes, material didático dos seis semestres e, na maioria dos casos, os instrumentos.

“O Ciranda compreende o processo de aprendizado de um instrumento musical como um vasto campo de oportunidades, onde são trabalhadas questões que favorecem o desenvolvimento intelectual, social, cultural e artístico dos alunos atendidos”, explica o maestro Murilo Alves, diretor artístico e presidente da instituição.

Após o preenchimento do formulário de inscrição, a próxima etapa será uma entrevista online. Os respectivos horários, dias e links das entrevistas serão divulgados no site no dia 04 de fevereiro. É de responsabilidade do candidato acompanhar as atualizações. O resultado final com a lista dos selecionados será divulgado no dia 19 do mesmo mês e as aulas terão início no dia 7 de março.

A metodologia é centrada em três pilares: 1. Ensino técnico/prático do instrumento; 2. Prática musical coletiva – prática de orquestra; 3. Percepção musical – teoria musical – história da música. A grade curricular é pensada em níveis (iniciante, intermediário e avançado). Cada nível é dividido em dois semestres, totalizando três anos de curso.

Desde o início da pandemia, as aulas estão sendo ministradas de acordo com as recomendações sanitárias dos órgãos responsáveis, visando sempre garantir a saúde e o bem-estar de professores e alunos. “A princípio serão presenciais, mas estamos atentos. Caso a pandemia avance, migraremos para o híbrido e/ou online”, comenta Jéssica Gubert, diretora de Desenvolvimento Institucional.

Instituto Ciranda

O Instituto Ciranda – Música e Cidadania foi criado em 2003 para desenvolver ações nas áreas da educação e cultura, utilizando a música como ferramenta de cidadania. Atualmente, atende cerca de 800 crianças, adolescentes e jovens de diferentes classes sociais e cidades mato-grossenses.

Os alunos dispõem gratuitamente de condições para que possam se desenvolver plenamente, inclusive a instituição conta com três orquestras para aprendizes em diferentes níveis (Sinfônica CirandaMundo, Cirandinha e Primeira Ciranda).

Além das aulas práticas, também são ofertados conteúdos teóricos, métodos e partituras. A proposta inclusiva tem possibilitado que muitos alunos continuem os estudos musicais em universidades do Brasil e exterior.

O Instituto Ciranda conta com parcerias para a manutenção dos programas. A empresa Bom Futuro, Eletrobrás Furnas, Energisa, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (AMPA), Sesc Mato Grosso e Unimed Cuiabá são alguns destes parceiros.

Cronograma do Processo Seletivo

  • 21 a 31/01 – Inscrições de novos alunos
  • 04/02 – Divulgação dos horários, dias e links das entrevistas
  • 19/02 – Divulgação da lista dos alunos selecionados
  • 03/03 – Aula inaugural (Cuiabá)
  • 07/03 – Aula inaugural (Rondonópolis)
  • 07/03 – início das aulas

Serviço:

Inscrições de novos alunos do Instituto Ciranda (pólos de Cuiabá e Rondonópolis)
Quando: 21 a 31 de janeiro
Onde: Site do Instituto Ciranda (https://www.institutociranda.org.br/inscrições/)

Valor: Gratuito
Contato do Instituto Ciranda: (65) 3623 1239

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.