Sinop Energia e Embrapa mantêm parceria técnica para restauração florestal em Área de Preservação Permanente

Empresas realizam análise periódica dos 3 mil hectares de áreas recuperadas no entorno do reservatório. Vistoria identifica crescimento saudável das mudas

Nesta semana, a Sinop Energia recebeu a Embrapa Agrossilvipastoril (unidade Sinop) para o monitoramento do programa que realiza o plantio e restauração florestal da Área de Preservação Permanente (APP) no entorno do reservatório da Usina Hidrelétrica Sinop. Na visita, a Empresa constatou que, no último bimestre, as mudas apresentaram crescimento saudável, como esperado. O plano de trabalho prevê, entre outras ações, a elaboração do diagnóstico ambiental da área a ser recomposta observando ainda questões estéticas, de conservação dos solos, assim como a proteção à biodiversidade. Dessa forma, a Sinop Energia recebe ativamente o apoio da Embrapa para a recuperação de 3 mil hectares da Área de Preservação Permanente (APP).

André Vasques, gerente de Meio Ambiente da Sinop Energia, vê com entusiasmo o processo de cooperação técnica entre as empresas. “A contribuição da Embrapa é fundamental por diversas razões como, por exemplo, a qualidade técnica nos procedimentos a serem adotados. Ou seja, o alinhamento do método de restauração com especialistas. Além disso, as novas propostas técnicas e metodológicas chegam para garantir a eficiência da recuperação da vegetação de áreas no entorno do reservatório ”, explica Vasques.

O biólogo e pesquisador da Embrapa, Ingo Isernhagen, aponta outro diferencial deste trabalho conjunto: a possibilidade de avaliação do impacto das metodologias de restauração florestal praticamente em tempo real. “Nós, da Embrapa, ficamos interessados porque é um enorme campo de pesquisa. Estamos lidando com espécies que possuem ciclos de vinte anos, por exemplo. Realizamos o mapeamento e diagnóstico da ocupação do solo e desde então seguimos atuando efetivamente. A Sinop Energia proporcionou essa cooperação fortalecendo a pesquisa e a efetiva recuperação das áreas”, afirma Isernhagen.

Sobre a Sinop Energia

A Sinop Energia é responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. A empresa é uma sociedade de propósito específico formada pelos acionistas EDF Norte Fluminense (51%), Eletronorte (24,5%) e Chesf (24,5%). Com capacidade instalada de 401,88 MW e localizado no rio Teles Pires, o empreendimento gera energia limpa e renovável para metade do estado de Mato Grosso.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorEscrivão de polícia desvia apreensões da delegacia de Sinop e acaba preso
Próximo artigoCovid: diário da vacina # 33