Cidades

Shows nacionais de rap comemoram primeiro ano de slam em Cuiabá

3 minutos de leitura
Shows nacionais de rap comemoram primeiro ano de slam em Cuiabá

 

Divulgação

carnaval poético

“Carnaval Poético” reúne dois shows nacionais e seis artistas conterrâneos em comemoração de aniversário do Slam do Capim Xeroso

Onze edições ocuparam a Praça da Mandioca e quatro culturais espalharam poesia pela cidade, após um ano de Slam do Capim Xeroso. Em Cuiabá, as batalhas de poesia conectaram mais de 47 artistas, entre talentos locais e de diferentes regiões.

Na comemoração do primeiro aniversário da cena, uma noite cultural reúne mais dois slamers de peso nacional e seis atrações conterrâneas neste sábado (24), a partir das 19h30, no Jack Daniel’s Pub. Tudo isso com entrada a R$5 (antecipado) e R$10 (portaria).

Família THC, Nova Era Sessions, Quebrada Nativa, RodrigoB1, Neto Zé Loko e Pavio Curto serão os anfitriões da noite e recebem os poetas Átomos e GF que desembarcam de Campo Grande (MS). Selecta Smilee ainda sacode o rolê no ritmo do dancehall, trap dasarábia, reggae roots e muito rap nacional.

Os convidados da vez se destacam na cena do rap por encarar a linguagem como uma missão. Átomos, do Átomos Rap, compartilha arte como forma de elevação mental e espiritual, expressando a realidade do dia-a-dia de forma clara e sincera.

GF é representante dos grupos Real Beat Breakers, 4 Elementos e Quarto dos Fundos. “Escreve por missão, pois acredita que a música é uma ferramenta poderosa para passar informações, tratar sentimentos e alertar sobre os cuidados com a vivência do dia a dia”, descrição do artista.

Ricardo Correia/Acervo Pessoal

guilherme raeder

O jovem poeta e produtor Guilherme Raeder é o responsável pela consolidação da cena que movimenta a Praça da Mandioca

Slam do Campim Xeroso

As batalhas de poesia causaram um alvoroço! Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro foram os Estados de onde vieram a Mato Grosso os poetas dos mais variados perfis para vivências e experiências na arte, revelado novos horizontes para a cena cuiabana.

Tudo isso só foi possível pelo trabalho de Guilherme Reader que, do contato com a modalidade mundial em São Paulo, trouxe as batalhas de poesia para as ruas de Cuiabá, consolidando uma cena movimentada. Foi em meio ao vapor político de 2013 que o jovem de Petrópolis (RJ) percebeu na poesia um instrumento de ampliação da sua voz.

Desde janeiro do ano passado, o poeta organiza o Slam do Campim Xeroso incansavelmente do mês e não se limita às edições, fazendo das batalhas um espaço para arte independente do Mato Grosso e reunindo diferentes linguagens artísticas.

A dedicação levou Mato Grosso ao Slam BR em dezembro de 2017, através da rapper PachaAna, que chegou a semifinal do concurso nacional de poesia com suas letras empoderadoras sobre feminismo e negritude.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes