Negócios

Setores do comércio e serviços crescem acima da média nacional em MT

Esse avanço ocorre em meio a projeções que indicam queda do faturamento bruto do setor agropecuário

7 minutos de leitura
Setores do comércio e serviços crescem acima da média nacional em MT
(Foto: Ednilson Aguiar / arquivo / O Livre)

De acordo com levantamento feito pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/MT), no balanço do 1º semestre de 2023, as vendas do comércio de Mato Grosso seguem crescendo a taxas expressivas. Conforme dados do IBGE, o avanço foi de 6,5% no varejo ampliado – que considera os segmentos de vendas de veículos, materiais para construção e atacado de alimentação e bebidas – e de 5,5% no comércio varejista. Nos dois casos, o desempenho ficou bem acima da média nacional.

Também merece destaque o desempenho do setor de Serviços no estado, que registrou um crescimento de 14,5% na comparação entre o 1º semestre de 2023 e o mesmo período do ano anterior. Esse avanço ocorre em meio a projeções que indicam queda do faturamento bruto do setor agropecuário. A produção industrial do estado também cresceu no 1º semestre, mas a um ritmo mais modesto.

Refletindo o bom desempenho da atividade econômica, dados do CAGED mostram que 40,1 mil vagas formais de trabalho foram criadas em Mato Grosso, sendo que o setor de serviços criou 16.225 postos de trabalho e o comércio criou 3.480 ao longo do 1º semestre do ano.

Complementando as informações do CAGED, os dados do IBGE mostram que a taxa de desemprego recuou em Mato Grosso, chegando a 3%. Essa é a menor taxa registrada ao longo da série histórica e a segunda menor entre as 27 Unidades da Federação.

Conforme o presidente da FCDL/MT, David Pintor, os dados do 1º semestre do ano mostram, em suma, que o comércio e outros serviços seguem crescendo em Mato Grosso a taxas elevadas.

“Lançando um olhar para os próximos meses, o recuo das projeções de inflação e o início de um novo ciclo de redução da taxa SELIC deverão condicionar o consumo das famílias e, consequentemente, as vendas do comércio e a contratação de serviços”, pontua o presidente.

Vendas do comércio

Dados do IBGE mostram que, no 1º semestre de 2023, na comparação com o mesmo período de 2022, o varejo ampliado de Mato Grosso, que inclui os segmentos de veículos, materiais para construção e atacadista de alimentação e bebidas, registrou crescimento de 6,5% nas vendas.

Já o comércio varejista, que desconsidera esses segmentos específicos, registrou avanço de 5,5%. No comércio varejista e no varejo ampliado, as vendas mensais de 2023 superaram as vendas mensais de 2022 em todos os meses.

Por fim, a comparação entre junho de 2023 e o mês anterior mostra um crescimento das vendas de 1,5% no comércio varejista e de 2,9% no varejo ampliado. O desempenho das vendas no estado ficou acima da média nacional tanto no semestre quanto no mês de junho.

Mercado de trabalho – IBGE

Dados divulgados pelo IBGE permitem uma avaliação mais ampla do mercado de trabalho em Mato Grosso, considerando tanto o setor formal quanto o informal. De acordo com esses números, no 2º trimestre de 2023, a força de trabalho do estado chegou a 1,83 milhão.

A força de trabalho é composta pelas pessoas que estão em alguma ocupação profissional e pelas pessoas que estão desempregadas, isto é, sem ocupação, mas à procura de uma vaga de emprego. Dentro da força de trabalho, a população ocupada chegou a 1,78 milhão; já os desempregados somaram, em números absolutos, 55 mil no estado.

A taxa de desemprego é calculada como a proporção dos desempregados na força de trabalho e alcançou 3%, depois de apresentar sucessivas quedas ao longo dos últimos trimestres. Essa taxa é a menor já registrada no estado desde o início da série histórica, em 2012, e a segunda menor taxa de desemprego registrada no 2º trimestre de 2023, na comparação com as demais Unidades da Federação.

Mercado de trabalho – CAGED

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o estado de Mato Grosso registrou a criação de 40,1 mil vagas formais de trabalho no 1º semestre de 2023. O número ficou abaixo do observado no mesmo período de 2022, quando 51,8 mil vagas foram criadas no estado.

A comparação entre os semestres mostra que as admissões seguem superando as demissões no estado, mas com uma diferença menor. Essa moderação no ritmo de abertura de vagas no 1º semestre sucede um período de forte criação de vagas, impulsionado pela recuperação das quedas observadas no auge da pandemia.

Os dados do 1º semestre por setor mostram que o setor de Serviços liderou a criação de vagas, contribuindo com um saldo de 16.225 vagas formais criadas. Na sequência aparece a Agropecuária (8.347). O setor do Comércio registrou a criação de 3.480 vagas formais ao longo do 1º semestre de 2023. Considerando apenas o mês de junho, 1.150 vagas foram criadas pelo comércio de MT.

Mercado de crédito

O Banco Central do Brasil (BCB) divulgou dados que permitem traçar um panorama do crédito em Mato Grosso ao longo do 1º semestre de 2023. De acordo com as informações do BCB, o saldo de crédito a Pessoas Físicas encerrou 2022 com um volume de R$ 122,6 bilhões no estado e chegou a R$ 125,5 bilhões em junho de 2023.

O saldo de crédito representa o valor em aberto – vencido ou a vencer – das operações de empréstimos e financiamentos feitos através do Sistema Financeiro Nacional. No segmento de PF, observa-se um avanço nominal de 2,4% no saldo de crédito, na comparação entre dezembro de 2022 e junho de 2023.

No segmento de PJ, o estado de Mato Grosso registrou um leve recuo de 0,1% no período, seguindo uma tendência observada ao longo dos últimos meses. Nota-se ainda um discreto avanço da taxa de inadimplência bancária, que mede o percentual do saldo de crédito com atraso superior a 90 dias. No segmento de PF, essa taxa passou de 1,7% em dezembro de 2022 para 2,0% em junho de 2023.

Atividade econômica

Complementando o quadro da atividade econômica em Mato Grosso, o Panorama destaca os resultados do setor de Serviços. Observa-se que, no 1º semestre de 2023, o volume de prestação de serviços no estado ficou acima do registrado em 2022 para todos os meses do período.

Esse desempenho resultou em um crescimento de 14,3% da atividade do setor na comparação entre o período de janeiro a junho de 2023 e o mesmo período do ano anterior, o que mostra um desempenho de Mato Grosso bem acima da média nacional.

Na Indústria, os resultados de 2023 superaram os resultados de 2022 a partir do mês de março, resultando num avanço de 1,2% da produção industrial do estado. Por fim, dados do Ministério da Agricultura e Pecuária projetam um queda do Valor Bruto da Produção Agropecuária em 2023.

Na última atualização da projeção, o recuo foi estimado em 7,8%. Ainda assim, o estado deve manter a primeira posição no ranking do VBP, que fornece uma medida do faturamento da lavoura e da criação em Mato Grosso.

Inflação (IPCA)

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, em julho de 2023, o índice oficial de inflação medido na região Centro-Oeste registrou alta de 4,0%, no acumulado dos 12 meses encerrados em julho de 2023.

Esse resultado representou um avanço com relação ao acumulado dos 12 meses encerrados em junho de 2023, quando o IPCA local cresceu 2,3%. Mesmo com a aceleração recente, observa-se que a inflação segue bem abaixo do observado em julho de 2022 (9,4% no acumulado de 12 meses).

No dado nacional, a análise da inflação por grupo de bens e serviços mostra que os itens de “Saúde e cuidados pessoais” registraram a maior alta dos preços, com avanço médio de 10,1% os últimos 12 meses. Na outra ponta, os itens de “Transporte” registraram alta de 0,3%.

Outro importante índice de inflação é o IGP-M, que registrou queda de 7,72% no acumulado dos 12 meses encerrados em julho. O IGP-M é apurado pela FGV e mede, além dos preços cobrados de consumidores, a variação dos preços de bens e serviços intermediários.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes