Cidades

Servidores do Detran são recebidos com gás lacrimogêneo – veja vídeo

3 minutos de leitura
Servidores do Detran são recebidos com gás lacrimogêneo – veja vídeo

Reprodução/Whatsapp

Confusão no Paiaguás

Em meio a confusão, dois servidores foram detidos no Palácio Paiaguás

Servidores em greve do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) foram recebidos com gás lacrimogêneo e spray de pimenta em protesto realizado na manhã desta terça-feira (31), em frente ao Palácio Paiaguás.

Informações iniciais dão conta de que três servidores foram detidos pela Polícia Militar e encaminhados para o Cisc Planalto. Outros servidores foram ameaçados. A PM fechou os portões de acesso ao Palácio e os servidores trancaram as ruas que dão acesso ao local.

Em um vídeo que circula nas redes sociais é possível ver o início da confusão. Um dos manifestantes leva uma “chave de braço” de um policial, é arrastado e levado até a viatura. Outra servidora leva spray de pimenta nos olhos e também acaba sendo detida.

YouTube video

A presidente do sindicato, Daiane Renner, classificou a ação policial como truculenta e criminosa. Ela afirmou que, antes de serem levados ao Cisc, os servidores passaram cerca de 40 minutos detidos na Casa Civil.

Segundo o relato da sindicalista, os servidores chegaram ao Palácio por volta das 9h30 e foram impedidos de entrar. “Geralmente ficamos mobilizados na recepção do Palácio “, disse.

Ela contou que, com os portões fechados, os servidores ficaram na rua e cerca de dez minutos depois a PM agiu. “A polícia chegou jogando bombas de gás, batendo com cassetete. Os colegas estavam sentados. Um servidor passou mal, teve convulsões e ainda foi detido”, relatou Daiane.

Cerca de 50 grevistas permanecem mobilizados em frente ao Palácio, com caixas de som, bandeiras e buzinas. A passagem de carros está liberada. Aproximadamente 40 policiais militares estão no local. Eles continuam guardando os portões do Palácio, que estão fechados.

A reportagem do LIVRE tentou falar com os policiais, mas foi informada que o responsável pela ação foi ao Cisc acompanhar os detidos e ninguém poderia dar declarações sobre a situação.

O Gabinete de Comunicação informou que vai se pronunciar sobre o caso por meio de nota.

Greve
Os servidores do Detran estão em greve desde o dia 11/09. A pauta principal dos grevistas é um reajuste na tabela salarial da categoria que, de acordo com o sindicato, estaria defasada há seis anos. Uma reunião entre a categoria e o Executivo foi realizada, mas não houve acordo.

O governador Pedro Taques (PSDB) já havia comentado que não iria negociar com os grevistas. “Na gestão passada, os servidores do Detran não tiveram os aumentos devidos. Aliás, é a quarta greve do Detran. Eles já ficaram 72 dias em greve na nossa gestão”, afirmou.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes