Cidades

Sema nega pedidos de instalação de 6 PCHs em rios de Mato Grosso

Análise aponta que intervenções ocorreriam em zonas vermelhas para a reprodução de peixes

1 minuto de leitura
Sema nega pedidos de instalação de 6 PCHs em rios de Mato Grosso
(Foto: Mayke Toscano/Secom-MT)

Os pedidos de instalação de pequenas hidrelétricas no rio Cuiabá foram negados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Empresas aguardavam a liberação de licença prévia para instalar 6 barragens. 

A Sema disse que as usinas causariam impactos, imediatos e futuros, de grande magnitude, como danos à reprodução de peixes na piracema. A secretaria apontou essa análise como o principal fator para negar as intervenções. 

“A área requerida foi considerada de zona vermelha pela Agência Nacional de Águas (ANA), e o empreendimento inviabilizaria a reprodução das espécies e a continuidade da pesca”, informou a Sema em nota divulgada hoje (16). 

LEIA TAMBÉM

A Sema é o órgão responsável pela análise dos pedidos de instalação de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) nos rios de Mato Grosso. O foco das solicitações é a bacia do Alto Paraguai, entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A bacia tem mais de 1 milhão de km². 

A secretaria afirmou que levou em conta na análise estudos da ANA, sobre a composição da bacia e o impacto que as intervenções das pequenas usinas causariam. As usinas prejudicariam até mesmo a extração de areia de rios. 

O Supremo Tribunal Federal (STF) anulou na semana passada uma lei estadual que proibia a instalações de pequenas hidrelétricas em Mato Grosso. A maioria dos ministros considerou a normativa inconstitucional. O julgamento devolveu à Sema a exclusividade no estado para decidir sobre o assunto. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes