Turismo

Seis dicas da agência Diego Tour sobre o que não deixar de fazer no Jalapão

6 minutos de leitura
Seis dicas da agência Diego Tour sobre o que não deixar de fazer no Jalapão
(Foto: divulgação)

O Jalapão é um ponto turístico bastante cobiçado por viajantes de todo lugar. Afinal de contas, essa região conta com inúmeras atrações que, sem dúvidas, irão agradar qualquer tipo de pessoa. A seguir, veja as principais dicas da agência Diego Tour Jalapão sobre o que fazer na região. 

Dicas sobre o que não deixar de fazer no Jalapão

Existem muitas opções interessantes para quem deseja explorar a região do Jalapão. Esse ponto turístico consegue agradar qualquer tipo de viajante, uma vez que oferece uma grande variedade de atrações, incluindo dunas, chapadas, cachoeiras e rios. 

Ao contrário do que muitos imaginam, o Jalapão não é uma cidade. Na verdade, essa região engloba diversos municípios e está localizada no leste de Tocantins, ficando a cerca de 350 km da capital, Palmas. 

Dentre as principais cidades que englobam o Jalapão, estão Novo Acordo, Mateiros, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins. Para quem deseja visitar o parque, esses municípios servem de porta de entrada. 

Como se trata de uma região repleta de atrações incríveis, muitas pessoas não sabem por onde começar ou não conseguem fazer um bom plano de viagem. No entanto, existem diversas orientações que podem ser seguidas nesse momento. 

A seguir, veja 6 dicas da Diego Tour sobre o que não deixar de fazer no Jalapão! 

1. Fique atento às principais opções 

A região do Jalapão conta com muitas opções que podem fazer parte do roteiro dos viajantes. Porém, essa grande variedade pode acabar atrapalhando os planos do turista, principalmente se o passeio é limitado em poucos dias. 

Desse modo, é interessante ficar de olho nas principais alternativas do parque. Dentre elas, podemos citar:

  • Cachoeira da Formiga;
  • Pedra Furada;
  • Fervedouros;
  • Dunas do Jalapão;
  • Prainha do Rio Novo. 

Como existe uma grande variedade, o parque do Jalapão costuma ser ideal para qualquer turista, seja qual for seu estilo de viagem. Afinal, é possível encontrar opções para todos os gostos dentro da mesma região. 

2. Não deixe de escolher uma boa época do ano 

Assim como em qualquer outro plano de viagem, é fundamental escolher uma boa época do ano para ir ao Jalapão. Como a região possui uma natureza única e admirável, existem alguns meses em que a experiência do turista pode ser melhor do que em outros. 

No caso do parque, os melhores meses para viajar são maio, junho e julho, uma vez que esse período compreende a temporada de seca da região. Nos meses seguintes, após a seca, a natureza pode perder um pouco de seu brilho.

No entanto, mesmo com o fim dessa temporada, os turistas conseguem aproveitar características incríveis do Jalapão, como o maravilhoso pôr do sol. Para os interessados, esse fenômeno costuma ocorrer entre agosto e setembro.

3. Aproveite os melhores passeios da região 

Para ajudar na criação de um roteiro de viagem, a Diego Tour separou alguns dos principais passeios e trilhas disponíveis na região. Em alguns casos, essas atrações já fazem parte do pacote de viagem, não sendo necessário que o turista tire dinheiro do bolso para aproveitar.

Dentre os passeios e tours que podem fazer parte do roteiro, estão:

  • Ecoturismo;
  • Trilha do Mirante da Serra;
  • Passeio de canoa (canoagem);
  • Safari Camp (Mateiros);
  • Encontro das Águas. 

Como podemos ver, as atrações mudam de cidade para cidade. No entanto, os municípios não estão muito distantes um do outro, facilitando o percurso do turista. 

Ademais, por conta disso, é interessante contratar os serviços de um guia especializado, para verificar qual é o melhor trajeto e para conhecer todos os fatos e curiosidades sobre o local a ser visitado. 

4. Não deixe de alugar um bom carro

As estradas da região do Jalapão podem ser bastante íngremes, dificultando a passagem dos turistas. Por conta disso, uma dica importante da Diego Tour é alugar um automóvel capaz de facilitar essa experiência, de preferência um 4×4. 

Caso não esteja seguro em percorrer as estradas por conta própria, existem diversas agências que oferecem guias especializados na região. Desse modo, o turista consegue evitar alguns perrengues durante o passeio. 

Felizmente, os turistas podem fazer uma pesquisa e encontrar uma empresa que ofereça um aluguel acessível, uma vez que existem muitas opções dentro da região. 

5. Aproveite os fervedouros 

Em suma, os fervedouros são piscinas naturais de águas cristalinas, oferecendo uma temperatura agradável e relaxante para os turistas. Sem dúvidas, esses ambientes são atrações que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem.

Como o Jalapão conta com muitas opções de fervedouros, a Diego Tour traz as melhores alternativas para os turistas. São elas:

  • Fervedouro do Rio do Sono;
  • Fervedouro Buritizinho;
  • Fervedouro do Ceiça;
  • Fervedouro do Alecrim;
  • Fervedouros dos Buritis

Normalmente é preciso pagar uma taxa para conhecer e aproveitar esses ambientes, que variam de R$10 a R$20. Além disso, existem algumas regras que devem ser seguidas pelos viajantes. 

Nos fervedouros do Jalapão, por exemplo, não é permitido se alimentar ou beber no local. Ademais, é preciso ficar atento aos limites de acesso e aos horários disponíveis para passeio. 

6. Visite as principais cachoeiras 

Não existe nenhum turista que não se sinta encantado por uma bela cachoeira de águas relaxantes, e isso o Jalapão tem de sobra! Assim, caso esteja procurando por uma atração desse tipo, é fundamental adicioná-la no seu roteiro de viagem. 

Caso esteja na dúvida sobre qual cachoeira visitar durante o passeio, a agência Diego Tour apresenta uma lista com as melhores opções. Veja-as logo abaixo:

  • Cachoeira do Poço Encantado;
  • Cachoeira da Prata;
  • Cachoeira da Formiga;
  • Cachoeira das Araras;
  • Cachoeira dos Desejos. 

Assim como nós fervedouros, não é permitido levar comida e bebida nesses ambientes. Afinal, é importante preservar a natureza e evitar jogar lixo em lugares errados. 

Vale destacar que as empresas responsáveis pelos passeios costumam levar lanches para os turistas. Dessa forma, não precisa se preocupar com esses gastos. 

Outro ponto importante é que os viajantes precisam levar alguns itens para tornar a experiência mais agradável, como óculos de sol, repelente, protetor solar, roupas de banho, sapato confortável, entre outros. 

Matéria em parceria com a RM3 – especialista em marketing para rede hoteleira.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes