Cidades

Seduc lamenta morte de dirigentes do Sintep e ressalta trajetórias em defesa da educação

3 minutos de leitura
Seduc lamenta morte de dirigentes do Sintep e ressalta trajetórias em defesa da educação
(Foto: Júnior Silgueiro/Seduc-MT)

A morte de Jocilene Barboza e Júlio César Viana, presidente e secretário do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), respectivamente, vem repercutindo nas instâncias do governo e entre os militantes do ensino público. Em nota, a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) afirmou que a educação de Mato Grosso perde dois de seus maiores defensores.

“Jocilene e Júlio representavam todos os profissionais da educação do Estado, é uma perda prematura e muito grande para nós, que temos em comum à luta por uma educação pública de qualidade”, ressaltou a secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marioneide Kliemaschewsk.

A presidente e o secretário voltavam de uma agenda em Juara, quando foram vítimas de um acidente automobilístico na BR-163. Na última sexta-feira (30), Jocilene também esteve em atividade na Seduc, participando do encontro ‘Novembro Negro, Cidadão’, que debateu os 15 anos da lei 10.639/03, que orienta o ensino da história e cultura afro-brasileira e cultura nas escolas.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) também lamentou a perda dos dirigentes e ressaltou a atuação de Jocilene em defesa das políticas públicas para igualdade de gênero como presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM):

Ela integrou a Câmara Temática de Defesa da Mulher da Sesp em 2017 e ao longo de 2018, sempre empenhada em garantir políticas públicas de proteção e enfrentamento à violência contra mulheres. A Sesp-MT considera uma grande perda para Mato Grosso, tanto pela defesa incansável dos direitos da mulher quanto pela atuação em prol de uma educação pública de qualidade.

O velório será nesta segunda-feira (03), a partir das 18h30, na Capela Jardins, sala Orquídea.

Reprodução/Facebook

Trajetórias

Com longo histórico de militância na área da Educação, Jocilene, 42 anos, atuava na rede estadual desde 1995, no cargo de Técnica Administrativa Educacional (TAE). Ela era formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Conforme o Sintep, em 53 anos de história, ela foi a primeira mulher eleita para assumir o cargo de presidente da categoria. Antes, foi presidente do Conselho Estadual de Direitos da Mulher (CDCM/MT).

Já Júlio César Martins Viana ingressou na rede estadual nos anos de 1980, formado em Pedagogia pela Unemat, completou 65 anos no último sábado (01.12). Ele foi presidente da subsede do Sintep em Colíder e, por fim, eleito presidente do sindicato no período de 1998 a 2003 – 2003 a 2006.

Após a conclusão do mandato, continuou no sindicato atuando como diretor na Secretaria de Articulação Sindical e foi presidente da Central Única dos Trabalhadores em Mato Grosso (CUT-MT) por dois mandatos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes