Rondonópolis ganha centro especializado no atendimento a diabéticos e obesos

O Centro de Diabetes e Endocrinologia de Rondonópolis foi inaugurado nessa quinta-feira (13)

(Foto: Assessoria)

A cada cinco segundos, uma pessoa morre por diabetes no mundo, de acordo com o levantamento da Federação Internacional de Diabetes. O município de Rondonópolis contabiliza diversos casos de pacientes adultos e crianças com obesidade e diabetes e a demanda reprimida de consultas com endocrinologistas está próxima dos 2 mil pacientes na fila de espera.

O município inaugurou nessa quinta-feira (13) uma unidade de saúde especializada para atendimento deste tipo de casos. O Centro de Diabetes e Endocrinologia de Rondonópolis (CEDERO) conta com uma equipe multidisciplinar composta por quatro médicos endocrinologistas, sendo um deles endocrinologista pediatra; nutricionista, psicólogo; assistente social, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

O atendimento é totalmente gratuito, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas é necessário que o paciente passe pelo atendimento na Atenção Básica, para que seja regulado e tenha acesso ao serviço de saúde recém-inaugurado.

A criação do CEDERO nasceu do projeto de lei do vereador Subtenente Guinâncio (PSDB), em seu primeiro mandato, ainda em 2017. De acordo com o parlamentar, toda tramitação dentro da Câmara Legislativa, a interlocução com a classe médica para levantar a real necessidade, fizeram com que o projeto tomasse corpo e fosse aprovado.

“Percebemos que Rondonópolis tinha urgência deste tipo de iniciativa. Nós que temos casos de diabéticos e obesos na família ou que vimos pessoas passarem por uma amputação de membros, nos sensibilizamos com isso. O atendimento especializado vai amenizar o sofrimento dessas pessoas e promover mais qualidade de vida para elas”, pontuou o vereador.

Além disso, Guinâncio também destacou que a nova unidade de saúde pode se tornar uma referência em Mato Grosso, trazendo novas pesquisas e estudos para a evolução da Medicina Endocrinológica.

(Da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorBalança comercial registra maior superávit da série histórica em 2021
Próximo artigoObras de esgoto prosseguem no Residencial Coxipó