Retail Design: O que é?

Bar dos Arcos – São Paulo – Na imagem mostra bancada iluminada para pessoas dividirem, conhecerem novas pessoas e ter a experiência de tomar drinks diferentes com um bom papo;

Quando entramos em um site de compras esperamos que a experiência de compras seja tranquila e intuitiva, não? Nada de ficar perambulando demais por páginas do site que não vão nos ajudar, mas um layout visual claro, objetivo e que nos ajude a conseguir o que queremos. Agora, imagina só quando vamos a uma loja física: a experiência precisa ser tão positiva quanto, bem como agradável e também convidativa, não?

Bar dos Arcos – São Paulo – Na imagem mostra uma piscina de bolinhas para os clientes entrarem e se divertirem, enquanto tomam bons drinks;
Bar dos Arcos – São Paulo – Na imagem mostra bancada iluminada para pessoas dividirem, conhecerem novas pessoas e ter a experiência de tomar drinks diferentes com um bom papo;

Pois bem, o Marketing Digital e o UX Design nos ajudam a deixar o espaço virtual atrativo e assertivo, e o Retail Design, também conhecido como Design de Varejo, cumpre essa função quando estamos falando do físico.

O Retail Design é o que possibilita que um consumidor tenha uma experiência marcante quando entra em um ponto de venda. É ele que ajuda a pensar o ponto de uma maneira que tudo se comunique e harmonize bem: a iluminação, a disposição dos produtos e a comunicação visual.

A ideia é passar em cada detalhe uma sensação de conforto, de segurança e de funcionalidade/praticidade. É este arranjo que facilitará para que a jornada do consumidor flua conforme o esperado.

E, em tempos que a experiência do consumidor ganha cada vez mais espaço nas lojas virtuais, as físicas precisam se destacar e ver maneiras de atrair e fidelizar consumidores.

Um dos exemplos das mudanças vistas no design de espaços físicos é o Méqui 1000, uma loja do MC Donald’s na Avenida Paulista, que disponibiliza espaços instagramáveis e uma experiência diferente que os demais estabelecimentos da rede. É o caso também da primeira loja de Kit Kat, que inovou no layout e na experiência oferecida, proporcionando aos clientes possibilidades que a internet não ofereceria.

Um dos exemplos das mudanças vistas no design de espaços físicos é o MéquiMéqui 1000, uma loja do MC Donald’s na Avenida Paulista, que disponibiliza espaços instagramáveis e uma experiência diferente que os demais estabelecimentos da rede. É o caso também da primeira loja de Kit Kat, que inovou no layout e na experiência oferecida, proporcionando aos clientes possibilidades que a internet não ofereceria.

Méqui 1000, loja do MC Donald’s na Avenida Paulista
Primeira loja Conceito KitKat – São Paulo

Criar espaços que sejam um bom cenário para redes sociais é uma das chaves para quem quer atrair essa geração que adora cenários icônicos e versáteis.

Quem também foi além e buscou inovar para atrair gente nova foi a Nike, quando criou um skate park temporário no Brooklyn, em Nova York. O espaço era aberto e possibilitava não apenas que as pessoas andassem de skate, bem como testassem o aplicativo da Nike e os novos produtos.

 

Imagem: Pinterest

E, essa interação com aplicativo mostra também o que muitas lojas já tem entendido nesta pandemia: o espaço virtual também é tão fundamental quanto, mas é possível criar uma boa interação entre eles e proporcionar diferentes jornadas em cada um.

Um exemplo é Amaro Fashion, uma loja de roupas que começou online e posteriormente abriu pontos físicos que visam facilitar a compra do produto: a pessoa experimenta a roupa, compra pelo aplicativo e recebe em casa.

Revista Exame

E como deixar sua loja cada vez mais atrativa? O aconselhado é procurar um arquiteto ou designer de interiores para que, juntos, possam construir algo que seja bom para você e para seu público.

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorEm tiroteio com quadrilha acusada de roubos, policiais matam três suspeitos
Próximo artigoSesp deflagra operação para enfrentamento a facções criminosas em Confresa e região