Principal

Receita abre prazo para entrega da declaração do imposto sobre imóveis rurais

2 minutos de leitura
Receita abre prazo para entrega da declaração do imposto sobre imóveis rurais

Ednilson Aguiar/O Livre

Pecuária Extensiva é a criação de bovinos a pasto

Começou nesta segunda-feira (14/08) e vai até 29 de setembro o prazo para que os proprietários de imóveis rurais enviem a declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) à Receita Federal.

A declaração, referente ao exercício de 2016, é obrigatória para pessoa física ou pessoa jurídica proprietária, titular do domínio útil ou possuidora de qualquer título, inclusive a usufrutuária, de imóvel rural.

A prestação de contas deve ser feita via internet ou na sede da Receita Federal. O pagamento do imposto poderá ser feito em até quatro parcelas, com vencimento no último dia útil do mês. O valor é acrescido de juros da taxa Selic.

O proprietário que não fizer a declaração está sujeito ao pagamento de multa referente a 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido. 

Sem crédito

A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) alerta para que os produtores fiquem atentos e não percam o prazo, pois há consequências além da multa.

“O ITR é um imposto auto declaratório e é preciso ficar atento com relação ao prazo e ao valor da terra em cada município. A multa é elevada, e quem deixa de declarar ainda fica impedido de contratar crédito e pode ter dificuldade para comercializar a produção”, explica o consultor Amado de Oliveira.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes