Cidades

Qualidade do ensino em MT recua durante a pandemia, aponta Ideb

Dados atualizados pelo Inep mostram que os alunos do ensino médio estão em pior situação com resultado entre os cinco piores do país

2 minutos de leitura
Qualidade do ensino em MT recua durante a pandemia, aponta Ideb

A qualidade da aprendizagem dos estudantes de Mato Grosso retrocedeu durante a pandemia. O Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado nessa sexta-feira (16) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa) mostra que o nível de absorção de conteúdo continua abaixo da meta nacional e a situação é pior para os alunos do ensino médio. 

O desempenho de crianças e adolescentes nos conteúdos de língua portuguesa e matemática caiu em relação a 2019. A pontuação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), componente do Ideb, varia de 0 a 500 pontos no cálculo das provas dessas disciplinas. 

No ensino básico, matemática teve índice de 213,73 e língua portuguesa, 205,80 nos resultados da última pesquisa. Na anterior, de 2019, eram 221,93 e 210,39, respectivamente. 

LEIA TAMBÉM

Houve piora também entre os alunos do ensino médio. Conforme o Inep, agora a pontuação média obtida para matemática ficou em 263,70 e para língua portuguesa em 268,61 pontos. Anteriormente, as médias foram 271,33 e 271,73, respectivamente. 

O resultado do Ideb é calculado com base na taxa de aprovação dos estudantes, a porcentagem de alunos que não repetiram de ano, e as notas do Saeb, de provas de português e matemática aplicadas diretamente para os alunos. 

Conforme o instituto, apesar de recuo nos índices, Mato Grosso subiu no ranking nacional de qualidade do ensino. A média geral do ensino básico ficou em 5,8 pontos, numa escala de 0 a 5. A nota colocou Mato Grosso na 10ª posição. 

Já a nota do ensino médio passou de 3,6 para 3,7 pontos, resultado que o estado passar de 22ª para 21ª posição no ranking nacional. Porém, a média dos estados no centro-oeste ficou em 4,8. 

O que diz o Governo de MT?

O Governo de Mato Grosso afirma que, nos últimos 3 anos, o Estado saltou da 22ª posição para a 19ª no ranking nacional do Ideb e que o avanço é resultado de investimentos.

“No caso da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso, a oscilação do IDEB 2021, em 0,1 ponto para baixo nos Anos Iniciais e 0,2 para cima, nos Anos Finais e no Ensino Médio, ainda que discreta, segue em linha com o restante do país e, nas etapas finais, aponta para uma trajetória de evolução constante. Mostra, também, que todos os esforços empreendidos pelo Estado durante a pandemia foram importantes para se evitar que os prejuízos à aprendizagem fossem maiores”, sustenta o governo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes