Política

PT pode ter que desistir de candidatura em Cuiabá para acomodar aliados de Lula

Presidente do partido em Mato Grosso, deputado Valdir Barranco, disse que a federação escolherá concorrente

2 minutos de leitura
PT pode ter que desistir de candidatura em Cuiabá para acomodar aliados de Lula
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

O presidente do PT (Partido dos Trabalhadores) em Mato Grosso, deputado estadual Valdir Barranco, disse que o grupo pode ter que desistir de candidatura própria em Cuiabá para atender as alianças do presidente Lula.

Se Lula decidir que é mais conveniente apoiar um candidato de outro partido da federação (PT, PV e PCdoB), ou até mesmo de um terceiro, os petistas terão que ceder à direção nacional.

“[O candidato] na capital quem vem definir não é a instância municipal nem a estadual, é a direção nacional do PT e a federação. Então, vai passar por uma ampla negociação, e a nacional vai bater o martelo. Vai ser uma eleição de muitos arranjos”, disse.

A declaração foi dada ontem (9), dois dias após o diretório municipal do partido aprovar uma resolução de candidatura própria à Prefeitura de Cuiabá, com os nomes do deputado estadual Lúdio Cabral e a da professora Rosa Neide como os mais cotados.

Segundo Barranco, as decisões dos diretórios municipais terão peso de acordo com o arco de aliança de Lula. A negociação deve passar pela disposição de senadores e ministros, na base de apoio, a querer um candidato vinculado a eles para as prefeituras.

Na campanha de 2022, a federação se uniu ao PSD para eleger Lula presidente. Pelo apoio, o partido conseguiu três ministérios no governo federal – o ministro da Agricultura, senador Carlos Fávaro, está na lista.

O PT também pode recalcular a resistência ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). A resolução aprovada por unanimidade pelo diretório municipal, no sábado (7), veta qualquer aliança com Emanuel.

Porém, ele poderá aparecer de background na campanha do ano que vem. A proximidade seria mantida pelo presidente do PV em Mato Grosso, o vice-prefeito José Roberto Stopa, integrante da federação.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes