Política

Proposta veta empréstimo brasileiro a órgãos e governos estrangeiros

Deputado federal José Medeiros apresentou projeto em reação à fala de Lula sobre retomar liberação de dinheiro

1 minuto de leitura
Proposta veta empréstimo brasileiro a órgãos e governos estrangeiros
(Foto: Reprodução/Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

O deputado federal José Medeiros (PL-MT) quer barrar a concessão de empréstimo dos bancos estatais a outros países. Ele diz que o país não poderia abrir crédito para governos estrangeiros e, paralelamente, não atender a demanda interna. 

O parlamentar reagiu a uma declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que pretende retomar os financiamentos estrangeiros. Segundo Lula, a liberação de dinheiro ocorreria pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES). 

“Não é admissível o investimento de altas somas de recursos em projetos no exterior, com vantagens duvidosas para o Brasil, enquanto temos internamente inúmeras demandas urgentes dos cidadãos”, disse o deputado. 

O projeto de lei proíbe empréstimos brasileiros a órgãos internacionais ou governos estrangeiros. Pela sugestão de normativa, qualquer processo administrativo aberto pelo Banco Central ou pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) devem ser vetados. 

O descumprimento da regra acarretaria as mesmas punições previstas para os reguladores de mercado financeiro, aprovada em novembro de 2017.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
1
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes