Principal

Procon verifica se postos aumentaram preço de combustíveis de forma abusiva

1 minuto de leitura
Procon verifica se postos aumentaram preço de combustíveis de forma abusiva

Ednilson Aguiar/O Livre

postos de combustível

 

O Procon estadual está fazendo uma operação para analisar se os postos de combustível de Cuiabá aumentaram os preços indevidamente. Na semana passada, o governo federal anunciou um aumento nos impostos cobrados sobre o etanol, gasolina e diesel nas distribuidoras, e o impacto nas bombas foi quase que imediato, como mostrou reportagem do LIVRE.

Entre esta segunda (24) e a terça (25), serão fiscalizados 20 postos da capital. Os fiscais coletarão dados sobre preços de aquisição e venda ao consumidor.

Os postos deverão informar os preços praticados para a venda à vista ao consumidor, no período de 17 a 23 de julho deste ano, apresentar cópias de documentos fiscais que comprovem vendas nessas datas e apresentar justificativa para os aumentos dos preços no período.

Depois dessa primeira etapa, serão monitorados os preços de combustíveis de postos de Várzea Grande. 

Margem de lucro

O Procon considera abusiva a margem de lucro acima de 20% entre o valor pago pelos postos às distribuidoras e o preço cobrado da população, tendo por base posicionamentos do Ministério Público do Estado (MPE) em ações contra estabelecimentos de Cuiabá, já condenados por revender o combustível com margem de lucro excessiva e promover alinhamento de preços entre a concorrência.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes