Principal

Presidente do TRE-MT compara extinção de zonas eleitorais a fechamento de hospitais

2 minutos de leitura
Presidente do TRE-MT compara extinção de zonas eleitorais a fechamento de hospitais

Ednilson Aguiar/O Livre

posse - TRE

O desembargador Márcio Vidal, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso

Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o desembargador Márcio Vidal comparou o fechamento de zonas eleitorais em Mato Grosso ao fechamento de hospitais. No Estado, oito das 60 zonas devem ser fechadas atendendo a uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de economia de gastos. 

De acordo com Vidal, a redução de custos no Estado será mínima, ao passo que o impacto na vida dos eleitores pode ser considerável.

“Como obrigar um cidadão a se deslocar 100 ou 200 quilômetros para resolver um problema? Mato Grosso não tem logística. E por logística eu digo tudo, desde tecnologia de comunicação”, criticou.

O objetivo do TSE é adequar os gastos da Justiça Eleitoral ao teto do orçamento da União, estipulado até 2020. A ordem é questionada no Supremo Tribunal Federal (STF) sob a alegação de que a autonomia para isso é dos TREs. Ainda não se sabe quanto será economizado em Mato Grosso.

O desembargador afirmou que a extinção das zonas eleitorais vai implicar no fim da presença de um juiz eleitoral no local e de toda a estrutura que o acompanha, desde servidores até verbas extras para cartórios.

Localização

Para que o fechamento não cause transtornos às populações de cidades geograficamente isoladas de outras, uma comissão realizou um estudo de todo o cenário, explica Vidal. Os dados foram apresentados em audiência pública na manhã desta segunda-feira (14).

De acordo com o desembargador, uma das saídas encontradas foi extinguir zonas eleitorais de grandes centros, como Cuiabá. A decisão final deve ser conhecida na próxima sessão plenária, na quarta-feira (16). O prazo para que os TREs encaminhem os dados para a Corte Superior termina na sexta-feira (18).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes