Educação

Premiação a estudantes: deputado quer presentear alunos com “notável desempenho escolar”

Projeto de lei em trâmite na Câmara Federal tem como prêmios intercâmbios e até equipamentos de informática

1 minuto de leitura
Premiação a estudantes: deputado quer presentear alunos com “notável desempenho escolar”
(Foto de Katerina Holmes no Pexels)

Um projeto em trâmite na Câmara dos Deputados pretende premiar anualmente estudantes da rede pública de ensino que tiverem um “notável” desempenho escolar. Se o texto for aprovado, os alunos agraciados receberão certificados de menção honrosa e até viagens de intercâmbio e equipamentos de informática, entre outros prêmios.

O programa de incentivo Mérito Educacional (Promede), como foi chamado, deve ser implantado pela União em parceria com Estados, Distrito Federal e Municípios.

Como serão escolhidos os estudantes?

Entre os critérios para a escolha dos premiados estão o desempenho escolar, a frequência mínima de 85% dos dias letivos, participação em atividades, além de disciplina, capricho, superação, etc.

A escolha será feita por uma comissão formada por professores, no caso dos certificados, e por uma representação dos entes federados, no caso dos demais prêmios.

O deputado Kim Kataguiri (União-SP), autor da proposta, afirma que o programa Mérito Educacional pretende inserir no cenário da educação básica brasileira o estímulo à excelência acadêmica.

“Muitas iniciativas têm contemplado diferentes incentivos, inclusive com pagamentos em dinheiro. Falta, porém, um programa que reconheça, de forma sistemática, o desempenho dos estudantes mediante símbolos de distinção e outros meios que favoreçam o seu progresso escolar, como intercâmbios e equipamentos”, disse.

(Da Agência Câmara de Notícias)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes