Cidades

Ponto turístico de Jaciara, Balneário Cachoeira da Fumaça fecha após15 anos

3 minutos de leitura
Ponto turístico de Jaciara, Balneário Cachoeira da Fumaça fecha após15 anos
Foto: Reprodução/Falando de Viagem

Um dos principais pontos turísticos do município de Jaciara (distante 130 km de Cuiabá), o balneário Thermas Cachoeira da Fumaça anunciou o encerramento das suas atividades nesta semana. O local já havia sido interditado pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), mas chegou a receber a liberação para reabertura. O grupo proprietário, porém, alegou dificuldades financeiras.

O anúncio foi feito por meio de nota de esclarecimento, na qual a administração comunica que não irá retomar as atividades em razão de “aspectos trabalhistas, econômicos e financeiros, que tornaram inviável à administração o retorno das atividades”.

De acordo com o comunicado, o imóvel onde funcionava o balneário já até foi devolvido ao proprietário.

Na nota, o grupo lembra que a administração é feita por empresárias de Jaciara, o que favorecia os vínculos com a comunidade. Pelos 15 anos de trabalho, o grupo agradeceu aos clientes, fornecedores, colaboradores e parceiros.

No balneário os clientes tinham à disposição diversas piscinas naturais, toboáguas, cachoeiras, sauna, redário, parque infantil e restaurante, além de atividades extras, como rafting, rapel, trilhas e trekking.

Fechamento
Em março deste ano, o Departamento Nacional de Proteção Mineral (DNPM), ligado à Agência Nacional de Mineração, interditou cinco balneários em razão de uso do subsolo sem autorização. Depois que entraram com um pedido de reavaliação, as empresas conseguiram o direito de reabrir os thermas por 30 dias.

À época, foi acordado que as empresas assinaria um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), para que pudessem se regularizar durante o período. Todas as empresas conseguiram a liberação, sendo elas os balneários: Thermas Cachoeira da Fumaça, Oásis Thermas Hotel, Hotel Águas Quentes Alpha, Pousada BH, Thermas Hotel Marihá, Balneário Tropical, Paraíso das Águas, Sesc e Balneário Rocha.

Confira abaixo a nota da Cachoeira da Fumaça:
Após 15 anos de ati­vi­dades, pe­ríodo que con­so­lidou o Bal­neário Thermas Ca­cho­eira da Fu­maça como uma das prin­ci­pais atra­ções tu­rís­ticas e de lazer de Mato Grosso, a ad­mi­nis­tração da KLD Em­pre­en­di­mentos Tu­rís­ticos Ltda., que ge­rencia o bal­neário, vem a pú­blico in­formar que:
1) De­cidiu não re­tomar as ati­vi­dades do bal­neário após o fe­cha­mento de­ter­mi­nado pelo De­par­ta­mento Na­ci­onal de Pro­dução Mi­neral (DNPM) em março deste ano, mesmo reu­nindo con­di­ções le­gais para a re­a­ber­tura;
2) A de­cisão foi to­mada por ques­tões re­la­tivas a as­pectos tra­ba­lhistas, econô­micos e fi­nan­ceiros, que tor­naram in­viável à ad­mi­nis­tração o re­torno de tais ati­vi­dades;
3) O ar­ren­da­mento do imóvel onde fun­ci­o­nava o bal­neário foi en­cer­rado, já tendo o mesmo sido de­vol­vido ao seu pro­pri­e­tário; e
4) A ad­mi­nis­tração do Bal­neário Thermas Ca­cho­eira da Fu­maça, com­posta por em­pre­sá­rias nas­cidas em Ja­ciara, com fortes vín­culos com a co­mu­ni­dade local, agra­dece a todos os cli­entes, for­ne­ce­dores, co­la­bo­ra­dores e par­ceiros.
Thermas Ca­cho­eira da Fu­maça

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
1
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes