Principal

PF investiga fraude em sistema de controle de produtos florestais

1 minuto de leitura
PF investiga fraude em sistema de controle de produtos florestais

Divulgação/Ibama

madeira ibama

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (3/10) a operação Floresta Virtual, que investiga prejuízos ambientais estimados em mais de R$ 1 bilhão. A ação é feita em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

De acordo com as investigações, sistemas de controle de movimentação de produtos florestais estariam sendo fraudados por madeireiras do Estado.
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em 20 endereços situados em Cuiabá, Itaúba, Nova Monte Verde, Santa Carmem e Sinop.

A investigação aponta o “esquentamento” de produtos florestais extraídos ilegalmente de áreas de preservação permanente, unidades de conservação e terras indígenas.

Também foram identificadas madeireiras fantasmas ou com baixo potencial produtivo que estavam em nome de “laranjas”. O objetivo delas seria a geração e movimentação fraudulenta de créditos de produtos florestais.

Os créditos eram transferidos para empresas situadas em regiões com grande potencial madeireiro e acabavam dando ar de legalidade a produtos extraídos ilegalmente.

Os investigados responderão por diversos crimes contra a flora, furto e receptação de madeira, lavagem de capitais e falsidade ideológica.

(Com informações da assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes