Crônicas Policiais

PF deflagra operação para reprimir o garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé

A Operação Alfeu VII foi deflagrada simultaneamente com a Operação Ágata, do Exército Brasileiro, e com ações da Polícia Militar Ambiental e da Funai

1 minuto de leitura
PF deflagra operação para reprimir o garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé
(Foto: PFMT)

A Polícia Federal está desenvolvendo hoje (21) mais uma fase da Operação Alfeu com objetivo de reprimir a atividade criminosa de extração ilegal de ouro e de usurpação de bens da União em toda a extensão da Terra Indígena Sararé, em Pontes e Lacerda (440 km de Cuiabá).

A Operação Alfeu VII, desta vez, foi deflagrada de forma simultânea e coordenada com operações de outros órgãos como Exército Brasileiro (Operação Ágata), Polícia Militar Ambiental e Funai.

Segundo a Polícia Federal, a ação teve início ontem (20), quando as equipes entraram no local, e será continuada até amanhã (22).

As máquinas utilizadas na atividade de garimpagem ilegal, se encontradas em boas condições e passíveis de serem retiradas do meio da mata, serão apreendidas e destinadas a órgãos públicos e às prefeituras dos municípios vizinhos à área degradada, conforme determinação judicial.

Em caso de bens sem valor monetário expressivo, ou de difícil/impossível remoção, serão inutilizadas com intuito de cessar a atividade criminosa.

A Polícia Federal busca também angariar elementos para o prosseguimento das investigações criminais, a fim de identificar os financiadores dessa atividade ilegal, além de descapitalizar a organização criminosa que, ao atuar dentro da Terra Indígena Sararé, tem causa danos ambientais irreversíveis.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes